Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Último capítulo...

Bem, ao que parece chegou ao fim à queda de braço entre FIA e FOTA. No último post foi comentado sobre o papel do presidente da FOM como mediador entre as partes. E Bernie Ecclestone realmente conseguiu apaziguar os ânimos em reunião com Luca Di Montezemolo e Max Mosley e finalmente chegaram a um acordo. Não haverá mais outra categoria no próximo ano e todas as equipes da FOTA participarão da F-1, pelo menos, até 2012.

Hoje no Conselho Mundial da FIA em Paris, foi anunciado o acordo com a FOTA. Não foi divulgado se haverá o teto orçamentário em 2010, mas sim um compromisso das equipes em reduzir os custos, nos próximos dois anos, para atingir os níveis de gastos dos anos 1990, afirmou Max Mosley, sem esclarecer como será feito essa redução.
Além disso, a FOTA se comprometerá a ajudar as novas equipes, Campos, Manor e US F1.

Max Mosley também anunciou que não concorrerá à reeleição para presidência da FIA.
E isso parece ter sido o principal argumento para o acordo. Bem, agora vamos voltar atenção para o campeonato de 2009, mercado dos pilotos, as disputas na pista. E só em outubro saber quem será o Novo Presidente da FIA. E os campeonatos de Fórmula 1 até 2012 estão salvos!

4 comentários:

  1. A saída de Mosley da FIA, em outubro, será um marco para a fórmula 1. No entanto, a "vitória" da FOTA não significa uma vitória 100% da F1. E pq não?
    A categoria permanece, o torcedor agradece. Mas as grandes equipes se fortalecerão como nunca, e o espírito renovador da categoria fica nas mãos de se esperar por novos talentos, novas equipes e novos investidores.

    Esperança essa que me parece a cada dia mais distante e fraca.
    Mosley fora da presidência é uma vitória, certamente. Suas medidas autoritárias cansaram a mídia, o torcedor e as equipes, e essa é uma vitória significativa...mas nada assegura que isso irá mudar com um novo presidente. Certamente a vitória política fortalece a FOTA e sua intenção de democratizar mais as decisões tomadas para a categoria, mas cada vez mais eu fico com pé atrás, sem ver condições de apoiar algum dos lados. É meio pessoal, mas baseado sem dúvida nos argumentos e posturas elitistas da Ferrari e Toyota.
    Prometo amanhã postar uma analogia do desfecho disso tudo com o processo de queda do poder de Sólon, o tirano de Atenas.Aguardem!

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, amarrar com Sólon é uma boa idéia.

    Mas o que eu queria apontar é que não acho que o tio Bernie seja assim tão consciliador. Eu tendo a concordar com o post de Alessandra Alves em 21 de de junho... que eu colaria aqui se permitisse colar... e sumiu as setas de novo...

    ResponderExcluir
  3. rapaz..eu tb tendo a não considerar ele como um conciliador, mas ele exerceu de fato um papel de mediação à lá Inglaterra neocolonialista (negociamos,desde que saia tudo em nosso favor)
    E que setas são essas?
    O fato é que Mosley seria o grande perdedor em um racha, como eu já postei aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Enfim, a paz. FIA e equipes selam acordo: só uma categoria, com as mesmas regras de 2009. Mosley, da FIA, perdeu a queda de braço com equipes, lideradas por Montezemolo, da Ferrari. Mesmo com o acerto, uma série de dúvidas sobre o regulamento do próximo mundial paira sobre a F-1. Segundo a nota da FIA as regras técnicas de 2010 serão as mesmas desta temporada, "acrescidas das decisões tomadas antes de 29 de abril".
    Calmaria após tempestade. FIA e Fota chegam a acordo e escuderias que ameaçaram deixar a categoria desistem da ideia.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirnhoma@hotmail.com

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos