Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

domingo, 30 de agosto de 2009

Gp da Bélgica- Raikkonen de volta e as possibilidades dos postulantes ao título

Um corrida com bastante emoção do começo ao fim, diversas ultrapassagens e a certeza de que este circuito tem de estar obrigatoriamente no próximo ano, sem balela de alternar com Hockeinheim. Ecclestone vai ter de ceder, pois assim como Mônaco, os donos de circuito tem um ótimo argumento nas mãos.

1 Kimi Raikkonen FIN Ferrari 1:23:50.995 44 voltas
2 Giancarlo Fisichella ITA Force India Mercedes +0.939
3 Sebastian Vettel ALE Red Bull Renault +3.875
4 Robert Kubica POL BMW Sauber +9.966
5 Nick Heidfeld ALE BMW Sauber +11.276
6 Heikki Kovalainen FIN McLaren +32.763
7 Rubens Barrichello BRA Brawn Mercedes +35.461
8 Nico Rosberg ALE Williams Toyota +36.208
9 Mark Webber AUS Red Bull Renault +36.959
10 Timo Glock ALE Toyota +41.490
11 Adrian Sutil ALE Force India Mercedes +42.636
12 Sébastien Buemi SUI Toro Rosso Ferrari +46.106
13 Kazuki Nakajima JAP Williams Toyota +54.241
14 Luca Badoer ITA Ferrari +1:38.177

Não completaram Volta/motivo

Fernando Alonso ESP Renault 27/abandono
Jarno Trulli ITA Toyota 22/abandono
Jenson Button ING Brawn Mercedes 1/acidente
Romain Grosjean FRA Renault 1/acidente
Lewis Hamilton ING McLaren Mercedes 1/acidente
Jaime Alguersuari ESP Toro Rosso Ferrari 1/acidente

- Fisichella consegue levar o carro para o pódium, o primeiro da equipe, bem como os primeiros pontos. Sutil tentou, correu razoavelmente bem, mesmo com os problemas na largada, mas não deu em nada. Assim, ele Sutil tem que ficar preocupado e se ligar para conseguir se manter na categoria ano que vem, mesmo com suas performances passadas interessantes. A Force India poderia ter vencido se na frente não tivesse Raikkonen, que anda demais em Spa, com um Kers eficiente...
- Ótima largada de Kimi, que facilmente conseguiu ultrapassar Fisichella , este que fez bem em não lutar, foi consistente e conseguiu na janela de pits se manter na frente para vencer. Bom tê-lo de volta na ponta por uma razão simples: aumenta a quantidade de carros na disputa por vitórias em Monza, e estranho para a janela de trocas de pilotos e equipes para o próximo ano: Brawn, Maclaren entre outras estão de olho, mas podem ser apenas conversas de paddock...com esse ritmo, ao menos o finlandês se mantém próximo ano.
- Rubens Barrichello tem um problema crônico com esse sistema de largadas... se não tem problemas com isso, sempre larga bem. Mas se tem, as consequencias em geral são catastróficas...ironicamente, esse azar pode ter dado uma "sorte". Tendo que mudar drasticamente de estratégia, ganhou uma renovada chance de conseguir estar entre os 8 primeiros. Pq?
- Se Barrichello tivesse largado bem, teria ganho no máximo uma posição, e estaria se ferrando na troca de pneus e abastecimento. Mudando a estratégia, conseguiu angariar 11 posições. na corrida, fez boas ultrapassagens nas horas certas, e teria sim boas chances de ultrapassar Kovalento se não fosse o ocorrido no final, com o vazamento de óleo. Milagrosamente conseguiu escapar e ir até o final na 7º posição, graças a Rosberg. Esperamos saber o que ocorrerá.
- Vettel começou mal, perdendo posições, mas conseguiu manter um bom rendimento no setor final, angariando a 3ª posição de Kubica. E sem dúvida foi o maior beneficiado de toda a corrida na disputa pelo título, pois descontou 6 pontos de Button e Webber, e 4 de Barrichello. E ainda marcou o melhor tempo da corrida.
Webber por sua vez foi o grande derrotado do dia, perdendo a oportuidade única de descontar o máximo de pontos possíveis para Button e Barrichello... E nem foi tanto sua culpa, já que seu mecânico deveria tê-lo prendido um tanto mais no pit por causa do piloto que vinha saindo dos boxes. O piloto era Heidfeld.
- Kubica e Heidfeld fizeram uma corrida nas possibilidades, pontuando e fazendo da história final da BMW algo menos vergonhoso. Nada senão pensar em uma ocasião específica do circuito, mas a equipe desde Valência vem demonstrando certa melhora.
- As Ferraris viveram momentos pardoxais. Um excelente desempenho do Kimi e um péssimo de Bad-oer. Ele não tem muita culpa no processo não, até alcançou mais o ritmo dos outros, mas nada favorável para ele se manter até Monza. A grande dúvida será: Fisichella será o piloto da Ferrari daqui a duas semanas?
- As Toyotas não tem jeito. Azar extremo de Trulli e vacilada que fizeram com Glock tiraram totalmente as chances de cada um. Trulli foi agressivo demais com Kimi e perdeu o bico, parou depois, não conseguia atacar Badoer pois seus acertos eram diferentes, e a Toyota não tinha o mesmo rendimento em reta, e teve que recolher por problemas.
Capítulo à parte: Renault.
- Nossa, que droga no pit de Alonso. Foi tocado no começo, entortando sua calota e eixo, e na troca os mecânicos nada puderam fazer. Depois, para evitar um problema à là Hungria, trouxeram-no de volta aos boxes. Fernando vinha fazendo prova para terceiro lugar.
- Grosjean largou bem. Revendo a largada, ele larga bem, ganha posições, mas Button o atropela.
- Não comentarei muito aqui sobre as suspeitas da FIA, anunciadas por Reginaldo Leme, do acidente no ano passado em Cingapura com Piquet,que supostamente seria proposital para favorecer a Alonso, fato que teria dado certo, já que Alonso venceu e muito por causa do safety car naquela hora.
As chances
- Button largou mal, e vinha lá para trás. Se envolveu num acidente, e viu Barrichello e Vettel descontarem vários pontos nas duas últimas corridas. Não, não é só psicológico, e não, não é só carro. Diversos fatores, inclusive a não adaptabilidade de Button a carros mais ariscos fazem com que ele abra o olho. Agora, ter Rubens e Webber não se dando tão bem deve ter sido um alívio inescrupuloso dele, que não merece vencer esse campeonato pelo que fez desde a Turquia.
- Rubens tem uma tarefa difícil. Mesmo com as corridas em seguida a seu favor, não dá para esperar que Button sempre se dê mal e ele sempre se dê bem. E confessado que ele tem que superar os erros do sistema de largada. Treinar isso nos treinos livres é proibido, mas algo tem de ser feito. São 16 pontos em 50 possíveis. Tem que descontar de Button mais de três pontos por corrida.
- Vettel tem algo ainda mais difícil pela frente. Hoje teve sorte, mas deve no máximo disputar o vice-campeonato.
- Webber, o grande derrotado de hoje, tem de ficar e muito preocupado. Inclusive porque seu próprio companheiro, com todos os problemas, o superou. E não era tão esperado assim.
Comentem, discutam e avaliem este post. Até mais tarde, com as notas. Abraços.

2 comentários:

  1. Ridson...

    Quanto ao Barrichello, fiquei com a mesma impressão. Até mesmo pelo fato do Barrichello ter corrido com pneus que se adaptaram melhor ao carro durante o fds. Pena que perdeu muito tempo atrás de alguns adeversários, como o Buemi, por exemplo. Senão, poderia ter chegado à frente do Kova, por exemplo, e não teria de forças o ritmo para ultrapassá-lo...

    ResponderExcluir
  2. Agora como deve estar o comando da Ferrari, continua com a contratação de Alonso ou continuam com um kimi motivado e vindo bem nas ultimas provas. Mas ver ele comemorando ontem nossa parecia que estava num enterro.

    e com relação a polemica sobre o caso Renault, não da pra acreditar que nelsinho ia jogar não o nome e o futuro dele na F1, mas o sobrenome Piquet no Lixo.

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos