Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

domingo, 28 de março de 2010

GP da Austrália 2010- A Corridaça


Ferrari e McLaren já colhem os frutos de suas aquisições. Primeiro foi Fernando Alonso que venceu no Bahrein na sua estréia pela Ferrari, e agora, foi a McLaren que viu Jenson Button vencer em sua segunda corrida pelo time. Como sempre a corrida no circuito de Albert Park foi muito movimentado e cheio de alternativas, mas chuva que caiu antes da largada foi um fator preponderante para encher a prova de emoção com várias ultrapassagens, toques, duelos, barbeiragens, acidentes e a intervenção do safety car. E todos os pilotos largaram com os pneus intermediários.


E na largada, três pilotos tiveram destaque por ganharem várias posições, Felipe Massa, Robert Kubica e Lewis Hamilton. Já Fernando Alonso largou mal, e na primeira curva houve um toque com Jenson Button, no qual o espanhol da Ferrari rodou levando junto Michael Schumacher da Mercedes-Benz. Alonso ficou virado ao contrário, mas teve sorte de não ser acertado por nenhum outro carro, e assim, pôde fazer sua excelente corrida de recuperação. Michael Schumacher teve asa dianteira danificada após o toque e foi o primeiro piloto a se encaminhar para o Pit Lane, retornando atrás do Fernando.


Ainda na primeira volta um acidente impressionante, protagonizado por Kamui Kobayashi, da BMW Sauber, após um toque que resultou na quebra de sua asa dianteira, o japonês perdeu o controle do carro, bateu no muro, voltou para pista e acertou violentamente Nico Hulkenberg, da Williams e Sebastien Buemi, da equipe Toro Rosso, provocando a entrada do safety car. Os pilotos envolvidos saíram ilesos. Aliás, os toques com quebras da asa dianteira foi algo constante e preocupante neste GP.


Após a relargada, começaram os shows de Lewis Hamilton, Robert Kubica e Fernando Alonso. Primeiramente o inglês foi para cima de seu companheiro de McLaren, Jenson Button. Logo depois conheceu seu maior oponente na corrida, Mark Webber da Red Bull. Os dois andaram sempre próximos e por duas vezes se tocaram nas diversas disputas que participaram. Tanto Lewis como Mark optaram por mais de uma troca de pneus para pista seca e ambos alternavam as voltas mais rápidas da corrida. O polonês da Renault extraiu tudo do seu carro e suportou a pressão de carros mais rápidos, inclusive do impetuoso Hamilton. O espanhol da Ferrari não tomava conhecimento de ninguém que estava a sua frente e barbarizou com belas e ousadas ultrapassagens, sendo contido, apenas, quando chegou atrás de Felipe Massa. Alonso ainda foi muito competente ao se defender dos ataques de Lewis e Webber que vinham com pneus menos desgastados, ou seja, mais velozes.


Entretanto, a jogada de mestre foi do atual Campeão Mundial, Jenson Button, ele foi o primeiro piloto a arriscar pôr os pneus slicks na 7º volta, chegando a sair do traçado na saída dos pits, mas a atitude se mostrou eficaz. Logo depois todos os outros pilotos tiveram que fazer o mesmo. E o inglês que já vinha mais rápido com os pneus mais aquecidos superou Robert Kubica que retornava de sua troca ficando atrás, apenas, de Sebastian Vettel, da Red Bull que dominava mais uma prova, até ter problemas na volta 27. Desta vez não foi o motor, e sim, os freios que tiraram mais uma vitória do jovem alemão para alegria geral na McLaren.


Outro destaque na etapa australiana foram as equipes novatas que acrescentaram ingredientes a mais nas disputas dos lideres. Kovalainen, da Lotus e Chandhok, da Hispania estiveram por diversas vezes entre eles atrapalhando ou ajudando os lideres na briga por posições.


A Mercedes-Benz esteve bem discreta, Nico Rosberg chegou em 5º, devido ao toque no final da corrida entre Hamilton e Webber. Já o “desenferrujando” Michael Schumacher teve muita dificuldade para superar carros mais lentos, foi interessante ver como certos pilotos dificultaram ao máximo as tentativas de ultrapassagem do heptacampeão, sendo que o duelo mais difícil para o piloto mais velho do grid foi justamente com o mais novo, Jaime Alguersuari da equipe Toro Rosso. Foi impressionante o tempo que Schumacher ficou preso atrás do jovem espanhol. O alemão só conseguiu superar Jaime no finalzinho da corrida, chegando em 10º lugar.


Webber ainda conseguiu o 9º lugar, depois de ir para os boxes para trocar o bico. Rubens Barrichello novamente levou a Williams aos pontos com o 8º posto. Mais uma vez Vitantonio Liuzzi é o cara da Force India com um ótimo 7º lugar. O batalhador, arrojado e impetuoso Lewis Hamilton finalizou na 6º posição.


Fernando Alonso, líder do campeonato, terminou em 4º, Felipe Massa conseguiu seu segundo pódio consecutivo em 2010, desta vez foi 3º. Um surpreendente Robert Kubica em 2º e o grande vencedor Jenson Button com técnica, ousadia e competência repete a vitória de 2009, em Melbourne, agora pela McLaren.


RESULTADO FINAL:

1°) Jenson Button (ENG/McLaren), 58 voltas em 1h33min36s531
2°) Robert Kubica (POL/Renault), a 12.034
3°) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 14.488
4°) Fernando Alonso (SPA/Ferrari), a 16.304
5°) Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), a 16.683
6°) Lewis Hamilton (ENG/McLaren), a 29.898
7°) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 59.847
8°) Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1.00.536
9°) Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1.07.319
10°) Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), a 1.09.391

NÃO PONTUARAM:

11°) Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), a 1.11.301
12°) Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber), a 1.14.084
13°) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 2 voltas
14°) Karun Chandhok (IND/Hispania), a 4 voltas

NÃO CONCLUÍRAM:

15º) Timo Glock (GER/Virgin), 41 voltas
16º) Sebastian Vettel (GER/Red Bull), 26 voltas
17º) Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 25 voltas
18º) Adrian Sutil (GER/Force India), 12 voltas
19º) Vitaly Petrov (RUS/Renault), 10 voltas
20º) Bruno Senna (BRA/Hispania), 5 voltas
21º) Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), 1 volta
22º) Nico Hulkenberg (GER/Williams), 1 volta
23º) Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber), 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus), Não largou

MELHOR VOLTA:

Mark Webber (AUS/Red Bull), 1.28.358, volta 47.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pitacos pós-corrida, por Ridson de Araújo


Vou aproveitar aqui o post do Jobson p'rá colocar os meus. O Jobson, como eu e ele combinávamos, é o melhor para detalhar o que se passou na corrida e eu o "rei" das análises toscas.
Amanhã colocamos as notas, mas desde já, o que se pode dizer é: corridaça! Uma das melhores que assisti na minha vida. Ainda bem que eu estou gravando todas as corridas, criando minha videoteca, pq valeu a pena finalmente.

- Button venceu na estratégia, na ousadia. Não foi brilhante, mas sim preciso e constante, como ele mostrou ser ano passado. O carro ajudou, mas ele era o cara certo na hora certa. Vitória justa, portanto.
- Vettel mais uma vez refém do carro. Creio que mereceria vencer, foi perfeito, discreto e absoluto, até os freios simplesmente deixarem de existir. E olha que ainda teve gente para criticá-lo... Muito diferente do Webber, que vinha fazendo uma corrida de altos e baixos do mesmo jeito que Hamilton, até errar feio e quase criar um senhor strike. Alonso escapou por um triz.
- A dupla da Ferrari foi ótima, e superou muito bem as adversidades. Destaque para a ótima largada de Massa, e para a habilidade dele de controlar um carro que aparentemente não tinha nenhum equilíbro. Entretanto, Alonso foi genial, genial. Se lascou na largada, largou mal, foi tocado por Button, caiu p/ final, se recuperou, brigou, foi levando e quando chegou no Massa, os pneus foram embora. Mesmo assim, foi mestre dos magos ao segurar os leões Hamilton e Webber.
- Os leões deram um charme para a corrida. Ela não teria sido a mesma sem eles. Hamilton fez burrada na primeira batida, e Webber fez burrada na 2ª. O espírito Mansell assolou o coração e a mente deles, e eu não estou, sinceramente, nem aí se eles vão se dar bem ou mal, mas que eles continuem com o espetáculo.
- Liuzzi e Barrichello fizeram corridas honestas, rápidas para seus carros limitados. Liuzzi se beneficiou de uma troca só, e passou Barrichello neste ponto, mas eu pude acompanhar pelo live timming da FOM e simplesmente eles eram sensacionais para seus limites. Deram, no entanto, azar com as paradas de box, principalmente Barrichello. Mesmo assim, os carros que chegaram na frente deles os teriam ultrapassado.
- Kubica foi genial, mas contou com a sorte para ter estado ali. A estratégia dos boxes deu certíssimo na hora de colocar o slick, ele foi rápido quando não tinha mais pneu e conquistou o segundo lugar com mérito. Contudo, eu diria que a Renault já é a melhor das intermediárias...esse carro vai nos dar mais surpresas. Seu companheiro, no entanto, foi patético.
- As Mercedes fizeram corridas diametralmente opostas e ao mesmo tempo iguais. Um lá atrás, por conta da batida entre Button e Alonso, Schumacher ficou preso em Alguersuari... nada bem. E Rosberg deixou a desejar no fim, quando poderia ter passado Alonso: mas Alonso não deixou passar ninguém hehe.
- As novatas passaram por calvários para um de seus pilotos, e procissão para o outro. Trulli nem largou, Kovalainen ainda o melhor dos pilotos das novatas. Chandhok inexplicavelmente chegando no final e as Virgin até que rodaram bem mais. Senna pena duro com esse carro.

Destaque final para a " lapada segura", como dizemos aqui no Nordeste do Koba em cima do Hulk. Não acho que o japonês tenha tido culpa, mas que foi uma senhora porrada, isso foi. Sorte mesmo não ter sido algo bem grave. Ainda bem, pq a corrida foi de mestre.

3 comentários:

  1. Jobson,


    Excelente corrida sim,repleta de alternativas,com emoção até o final.

    Como diria aquela narrador "É disso que o povo gosta!!!"

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Marcelo. O segredo de fato jaz em condições difíceis da pista, somado ao espaço para ultrapassagens dos circuitos, misturado ao arrojo dos pilotos... acho que a cobrança sobre a falta de arrojo os deixaram muito mais ariscos.

    ResponderExcluir
  3. Corrida emocionante. Muitos pegas e trocas de posição animaram a vitória de Jenson Button.
    E como melhorou, depois de uma primeira etapa chata, pilotos deram um verdadeiro show em Melbourne.
    O atual campeão, Jenson Button, dividiu o pódio com Kubica e Massa.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos