Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

segunda-feira, 29 de março de 2010

Notas- Gp da Austrália 2010

Bom galera, vamos então Às avaliações e notas do Gp da Austrália. Concordem, discordem, ponham a de vcs... As notas se referem ao final de semana por inteiro, não apenas pela corrida.

1.Jenson Button- 9 ( Classificação razoável, largada problemática, erro e depois corrida impecável, estando na hora certa, sendo o cara inteligente da jogada)
2. Robert Kubica- 10 (Perfeito, exceto na classificação. O que dizer do desempenho heróico do polonês? Apenas que foi outro cara certo, na hora certa, e soube usar tudo do carro para se manter onde se manteve)
3. Felipe Massa- 7.5 ( Acertou mal o carro, largou de maneira excelente- por isso o 7,5- mas ao mesmo tempo que soube manter na pista um carro altamente instável, não conseguiu ser nem rápido, nem eficiente. Alonso definitivamente o respeitou, mas ele mais uma vez caiu na descrença dos tifosi)
4. Fernando Alonso- 9.5 (El Fodón de Las Asturias com essa corrida caiu nos braços dos tifosi com essa... seguurou limpo, na pista, Hamilton e Webber, soube escapar dos problemas. Só não foi perfeito pq na largada ajudou na própria tocada que recebeu de Button...ele expremeu demais o inglês, daí se deu mal... sem dúvida o mago da recuperação e da defesa de posição)
5. Nico Rosberg- 8.5 ( Discreto, eficiente, fez o que podia, e ainda botou Schumacher no bolso neste início. Entretanto, tem que extrair mais do carro se quiser um dia alguma vitória)
6. Lewis Hamilton- 8 ( "Mansell", fez besteira numa e foi vítima de Webber noutra. Grande corrida dele, embora a classificação tenha sido sofrível. A largada foi de malaca, estando na hora certa, na linha certa do embolo)
7. Vitantonio Liuzzi- 8.5 (Muito bem na corrida, foi rápido na hora certa e com isso manteve a 7ªposição de Barrichello na hora final, quando este ainda estava atrás de de la Rosa. Vem fazendo bonito no início de temporada. Só não foi melhor na nota pq se classifica mal.)
8. Rubens Barrichello- 8 ( Se classificou soberbamente, largou no lado sujo, ficou na linha ruim, não foi obstáculo nas ultrapassagens, fez uma corrida de um rendimento irregular-voando numas, tendo problemas noutras, por causa do grainny- mas extraiu o máximo da Williams, sem erros grosseiros, e ainda conseguindo pontos. Boa ultrapasagem, na hora certa, em cima do de la Rosa.Se não fosse a inconstância, poderia ter conseguido até a 6ª de Hamilton no fim, acho eu. Mesmo admirador do cara, acho que a nota foi justa.)
9. Mark Webber- 7.5 ( O outro leão fez uma corrida maluca, foi um dos astros, fez grandes ultrapassagens e uma lambança daquelas no fim. Entretanto, com o carro rápido que tem, e sem problemas aparentes no carro, ele deveria ter tirado muito mais...deveu demais, e não conseguiu quase nada em duas corridas)
10. Michael Schumacher- 5 ( Não se classificou mal, largou quase bem, se não fosse Alonso ter rodado em cima dele. Só que ao contrário do bicampeão, o hepta até "X" do Di Grassi levou, ficou preso no Alguersuari, e só pontuou pq o carro da Sauber no final perdeu rendimento)
11. Jaime Alguersuari- 6 (Se não fosse a classificação ter sido um fracasso, esse cara merecia uma honra ao mérito: segurou Schumacher a corrida inteira, um grande campeão num carro bem mais rápido, e no fim um errinho custou a primeira pontuação na carreira.)
12. Pedro de la Rosa- 6 ( Se classifica mal, mas quase pontuou...levou seu carro até o fim, para a irregular Sauber. No fim, perdeu rendimento, não soube poupar seus pneus, e acho eu, perdeu a única chance dessa fase asiática-oceânica de pontuar)
13. Heikki Kovalainen- 7 ( Herói das novatas, teve um rendimento incrível para um carro tão lento. Mais uma vez chegou ao fim. E "só" duas voltas atrás. Só que foi péssimo retardatário.)
14. Karun Chandhok- 6 (Incrível este carro ter chegado ao fim. Sorte pura ou um cara que soube pelo menos poupar equipamento?)

Timo Glock -4.5(O que larga melhor nas novatas, tem mais velocidade, e tem tanto azar. Ainda levou longe seu carro problemático. O ritmo de corrida deles é melhor do que o da Lótus, mas a inconstância é grande)
Sebastian Vettel- 9.5 (Fim de semana perfeito, exceto a doidice de não ter levado o carro aos boxes assim que deu problema. Se tivesse levado na hora certa, eu ainda acho que teria ganho. Uma pena para o soberbo desempenho dele no fim de semana)
Lucas di Grassi- 5 (Errou na classificação, largou razoavelmente bem, e para um carro tão lento, ter dado um "X" no Schumacher, só corrobora algo que disse faz algum tempo no blog...ele defende muito bem as posições. Mas vai penar muito com esse carro)
Adrian Sutil- 6.5 ( Vinha muito bem, até dar algo errado com seu carro. Só acho que poderia ter se classificado melhor. Sofre mais ainda com a constância do companheiro...)
Vitaly Petrov- 5.5 (Classificação peśsima, largada sensacional...revi tantas vezes quantas pude...melhor largada dos últimos anos de um novato, sério! Quem puder rever, foi incrível, parecia ter um Kers. Mas com um carro razoável, um cara inconstante. Tem que reagir logo, ou vai perder uma ótima chance na categoria)
Bruno Senna- 4.5 ( Classificação ruim, boa largada, e a corrida acaba para ele. Azar pior só ver seu companheiro que tinha os problemas no Bahrain ter terminado a corrida)
Sebastien Buemi- 4.5 (Se classificou bem, mas largou mal o suficiente para estar na hora errada e sobrar para ele)
Nico Hulkenberg- 4.5 ( Se classificou mal, mas até que vinha razoável na largada até ser abalroado com toda a força, e ver seu companheiro experiente ser o piloto único da equipe)
Kamui Kobayashi- 3.5 ( Estragou a corrida de três, incluindo a própria. É rápido na classificação, mas tem que ter mais juízo...ou mais sorte.)
Jarno Trulli- 3.5 (Foi até bem na classificação, mas ficou chupando o dedo e vendo seu companheiro Kovalento ser consistente)

_______________________________________________________________________

Notas, por Jobson Mendes


Notas do GP da Austrália.


1°) Jenson Button (ENG/McLaren), 10. Mostrou que não foi campeão à toa, não se abateu quando foi ultrapassado pelo Hamilton e mudou sua estratégia, foi ousado na hora certa e soube como ninguém, poupar os pneus, já que parou na 7ª volta e seguiu até o fim, ou seja, o único que agüentou 51 voltas com o mesmo jogo de pneus macios. Discreto, mas muito inteligente.


2°) Robert Kubica (POL/Renault), 10. Segundo lugar com sabor de vitória, desempenho fantástico. O polonês da Renault extraiu tudo do seu carro e suportou a pressão de carros mais rápidos, inclusive do impetuoso Hamilton.


3°) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 8,5. Com todas as dificuldades de acerto, ainda largou em 5º. Uma ótima largada, mas depois foi sumariamente atacado por Webber e Lewis, onde se defendeu como pôde, todavia, lutou durante toda corrida com o carro desequilibrado. Único piloto a conseguir dois pódios no ano.


4°) Fernando Alonso (SPA/Ferrari), 9,5. Largou mal, foi tocado e ficou virado ao contrário, mas teve sorte de não ser acertado por nenhum outro carro, caiu assim, para o último lugar. A partir da relargada deu show. O espanhol não tomava conhecimento de ninguém que estava a sua frente e barbarizou com belas e ousadas ultrapassagens, sendo contido, apenas, quando chegou atrás de Felipe Massa. Alonso ainda foi muito competente ao se defender dos ataques de Lewis e Webber que vinham com pneus menos desgastados e com mais ação.


5°) Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), 7,5. Foi um dos pilotos que optaram por duas trocas de pneus para pista seca. Superou mais uma vez o companheiro. Faz o que pôde com o carro da Mercedes.


6°) Lewis Hamilton (ENG/McLaren), 8. O inglês é o Montoya que deu certo na F-1. Foi batalhador, agressivo e arrojado, desta vez, na medida certa. Reclamou da equipe sobre estratégia da segunda parada para troca dos pneus slicks, mas dificilmente, conseguiria terminar a corrida com o primeiro jogo de pneus para pista seca. A ordem da equipe foi correta.


7°) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 9. Mais uma vez nos pontos. Discreto e eficiente.


8°) Rubens Barrichello (BRA/Williams), 8,5. Na dele, fazendo um ótimo trabalho para Sir Frank Williams, mais uma vez pontuando, além de ter chegado ao Q3 na classificação.


9°) Mark Webber (AUS/Red Bull), 6,5. Como é Hamilton? Eu nunca falei em aposentar! Deixa eu te mostrar. O australiano também foi muito combativo teve ótimos duelos com Lewis, saiu da pista por duas vezes e foi o trapalhão da vez. Pelo carro que tem, conseguiu pouco até agora.


10°) Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), 6,5. Foi vitima da confusão na primeira curva, sendo obrigado a ir para os boxes trocar o bico. Mas, na sua tentativa de recuperação o “desenferrujando” perdeu muito tempo, e foi interessante ver o empenho de vários pilotos em dificultar ao máximo as tentativas de ultrapassagem do heptacampeão, sendo que o duelo mais notório para o piloto mais velho do grid foi justamente com o mais novo, Jaime Alguersuari da equipe Toro Rosso. Impressionante o tempo que Schumacher ficou preso atrás do jovem espanhol. O alemão só conseguiu superá-lo no finalzinho da corrida, após um erro do Alguersuari. Ainda assim, autor da 4ª melhor volta da corrida.


11°) Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), 7. Sua melhor apresentação na categoria, o duelo com Schumacher foi o ponto alto. Acabou vencido por um erro no finalzinho.


12°) Pedro de la Rosa (SPA/BMW Sauber), 6. Quase chega aos pontos, mas o pneus não agüentaram.


13°) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), 7. Novamente levou a Lotus ao final. Ainda contribuiu na disputa dos lideres, ajudando ou atrapalhando os ponteiros.


14°) Karun Chandhok (IND/Hispania), 6,5. Quatro voltas atrás do vencedor, mas foi um feito levar o carro ao final.


15º) Timo Glock (GER/Virgin), 7. Faz o que pôde com essa bomba! E ainda capaz de aplicar um X no Schumacher.


16º) Sebastian Vettel (GER/Red Bull), 7,5. Desempenho espetacular nos treinos, mas é a segunda vitória que escapa, pela confiabilidade do carro.


17º) Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 5. Faz o que pôde com essa bomba também!


18º) Adrian Sutil (GER/Force India), 3. Não acertou em ninguém dessa vez. Abandou por problemas mecânicos.


19º) Vitaly Petrov (RUS/Renault), 4. Poderia ter chegado aos pontos, mas quando trocou os pneus para pista seca, não teve competência para segurar o carro no traçado úmido.


20º) Bruno Senna (BRA/Hispania), 3. Desta vez seu carro quebrou mais cedo!


21º) Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), 3. Escapou ileso.


22º) Nico Hulkenberg (GER/Williams), 3. Escapou ileso 2.


23º) Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber), 3. Fez duas corridas em 2009 e foi aclamado como talento nato. Fez duas corridas em 2010 e já chamado de o novo Takuma Sato.

______________________________________________________________________________-_


Média final

1.Jenson Button- 9.5
2. Robert Kubica- 10
3. Felipe Massa- 8
4. Fernando Alonso- 9.5
5. Nico Rosberg- 8
6. Lewis Hamilton- 8
7. Vitantonio Liuzzi- 8.75
8. Rubens Barrichello- 8.25
9. Mark Webber- 7
10. Michael Schumacher- 5.75
11. Jaime Alguersuari- 6.5
12. Pedro de la Rosa- 6
13. Heikki Kovalainen- 7
14. Karun Chandhok- 6.25
Timo Glock - 5.75
Sebastian Vettel- 8.5
Lucas di Grassi- 5
Adrian Sutil- 4.75
Vitaly Petrov-4.75
Bruno Senna-3.75
Sebastien Buemi-3.75
Nico Hulkenberg-3.75
Kamui Kobayashi- 3.25
Jarno Trulli- 3.5


Comentem!

4 comentários:

  1. Ridson,

    Corrida eletrizante sem duvida alguma,muitos destaques na prova,mas o grande icone sem dúvida foi Kubica,merecedor de uma estátua na Cracrovia!

    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. O blog De Gennaro Motors retorna da Itália com diversas matérias e fotos exclusivas. Vamos realizar um especial de 1 mês com as fotos e matérias desta viagem. Esta semana vamos começar a publicar a primeira parte da nossa visita a cidade de Maranello, sede da Ferrari.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito da corrida, masacho que vcs deveriam ter dado pro Chandhok, afinal terminar uma corrida com aquele carro foi um milagre, um feito notável!

    ResponderExcluir
  4. Heheh milagre foi, mas andar 4 voltas atrás...ele nem andou a corrida, só correu. Mas foi um grande feito!

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos