Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

terça-feira, 19 de maio de 2009

O que mais correu em Mônaco


O gp de Mônaco de 2009 marca Barrichello como o piloto que mais pilotou no circuito monegasco. E, naturalmente, como estamos chegando à 6ª etapa do Campeonato de 2009, a considerada mais glamourosa de todo o circuito, é regra nos blogs que tratam de Fórmula 1, de relembrar algumas corridas. E como a proposta deste blog é articular História e F1, porque não analisar sob a perspectiva de Histórias da F1?

Barrichello fez corridas interessantes em Mônaco. Destaco duas:


  • Gp de Mônaco em 1997: vitória de Schumacher, com excelente escolha para pneus de chuva, enquanto as Williams (de Frentzen e de Villeneuve) e a MacLaren de Häkkinen patinavam com acertos e pneus p/ pista seca, seguindo o warm-up daquele domingo. Vale lembrar que Frentzen havia sido o pole. As Jordans do Fisico e de Ralf Schumacher também bem colocadas. Rubinho largou em décimo e foi parar, em poucas voltas, em segundo, fazendo excelentes ultrapassagens, com grande consistência. Foi o primeiro pódio da Stewart e rendeu elogios do mundo todo. Também marcou o piloto pois depois dali teve sua lua de mel. fonte:http://autoracing.virgula.uol.com.br/forum/lofiversion/index.php/t43720.html

http://www.youtube.com/watch?v=HcRgQ-k3CgU (vídeo mostrando as ultrapassagens de Rubens e Ralf em cima de Fisichella)



  • O Gp de Mônaco de 2008 foi um dos vários em que Rubens venceu Button naquele ano, mostrando que estava ainda pronto p/ novos desafios na categoria. Massa fez a pole, iniciou bem mas rodou e perdeu a pole para Kubica. Hamilton fez uma baita corrida, mesmo tendo furado o pneu no muro de proteção,se manteve entre os primeiros, e foi ganhando posições até vencer. O destaque negativo foi o de Raikkonen, que corria bem e abalroou Sutil, o destaque positivo da corrida; foi tanta "maldade" Sutil ter ficado de fora da prova, que o alemão chorou copiosamente, e todos lamentaram aquela que seria a primeira pontuação da Force India, e que também seria o destaque nas manchetes. Não foi, e o "homem de gelo" nem desculpas pediu.Rubinho foi consistente, mesmo tendo largado do 15º lugar, a Honda trabalhou bem e o brasileiro quebrou um jejum de 22 corridas sem pontuar, o grande jejum de sua carreira.

http://www.youtube.com/watch?v=k8uxBbXCeD8 (vídeo produzido pela Honda em 2008 acerca de sua participação nesta prova)


O Gp de Mônaco começa suas atividades daqui a dois dias, e culmina no domingo. A situação é completamente diferente no ano passado; Rubens está atrás de Jenson no campeonato,e ambos estão em uma equipe competitiva. A pressão por resultados aumentou bastante desde o segundo lugar malfadado que o brasileiro conquistou (ou perdeu o primeiro...), isso pela polêmica pós-Espanha, e pelo simples fato de Rubinho ter mostrado finalmente a que veio em 2009. A expectativa para Mônaco é sempre, e não é para menos, de corridas malucas e tensas, msm sendo praticamente impossível conseguir uma ultrapassagem, exceto em dias de chuva. O guard-rail está lá, esperando os desavisados.



6 comentários:

  1. ótimo post... quem sabe domingo o rubinho desencanta

    ResponderExcluir
  2. valeu pezzolo...eu espero que o rubinho desencante..mesmo que não vença o campeonato ele pode vencer históricas corridas, como o de mônaco e o do Brasil, em Interlagos

    ResponderExcluir
  3. Cassius Clay Regazzoni19 de maio de 2009 às 14:28

    Ridson,

    Por motivos óbvios (sou um dos maiores críticos de Barrichello do qual você é fã) não irei postar muito nesse mais novo espaço da internet sobre automobilismo.

    Mas desejo a você todo sucesso nessa nova empreitada, apesar de não concordar com muitas de sua colocações, pela qualidade de seus comentários em outros blogs de automobilismo, dá pra ver que você pode fazer um ótimo trabalho aqui.

    Abraços e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  4. obrigado Cassius...
    eu sou um admirador do Rubens..poderia dizer fã, mas esta categoria cada vez menos me apetece. Gosto do piloto e sempre torci por ele, uma relação estranha.Torço por ele,mas concordo com vc que os fãs de Rubens são tão exagerados qto os seus maiores detratores.
    Muitas vezes tb me aborreci com as abordagens do piloto brasileiro na imprensa e sua mania de perseguição (com certo fundamento, é claro).

    Chorão ou não, fantástico ou mediano,Rubens deixou sua marca no automobilismo e ainda tem a chance de fazer algo a mais. Espero que vc venha mais vezes do que o costume, e este não é um blog p/ defender Rubens, e acho muito contundentes suas colocações, msm que qdo se trata de Rubens eu acredito que vc estrapola.
    No resto, concordo muitas vezes com vc.

    Ainda quero abordar o outro lado deste blog, o de publicações acerca de temas históricos em voga, contemporâneos, como meio de aproximar as pessoas não-especialistas do que se estuda, e acho que vc vai gostar.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. No sábado, dia do treino de classificação do GP de Mônaco, Rubinho Barrichello completará 37 anos de vida, 17 deles passados na Fórmula 1. De quase aposentado ao fim de 2008, com a saída da Honda, hoje ele é o vice-líder da categoria correndo pela dominante Brawn GP. Barrichello é vitorioso mesmo convivendo com as críticas, principalmente por ter ficado atrás de seu companheiro de equipe Jenson Button nas cinco corridas nesta temporada. Rubinho Barrichello é recorde entre todos os pilotos da história da categoria. Se a vitória é seu objetivo, o aniversário será um pódio em nossos corações. Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos