Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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terça-feira, 26 de maio de 2009

uma análise do fenômeno de 2009

Blog do Ico vem sendo uma fonte interessante de análises para F1 e um parâmetro p/ mim de jornalismo sério, comprometido em analisar de maneira plural, de diversos pontos de vista, e o F1 Around um espaço bacana p/ ver diversas visões, inclusive a do autor, com as quais em geral concordo, e ter contato com visões de outros leitores; aprendo muito com esses blogs e os vejo como inspiração e instrução nessa formação "automobloggesta", se me permitem a expressão.

Um amigo, que gosta de F1, me perguntou indagado, como explicar o excelente rendimento de Jenson Button ao longo desta temporada. Vários blogs e sites especializados deram várias explicações. mas nestes dois podemos ver elementos fundantes, bases de uma análise que defenderei aqui. Eis a minha versão:

- o engenheiro de Barrichello, Jock Clear, levantou uma questão pouco abordada: O regulamento técnico de 2009, que configura um carro com pressão aerodinâmica média, mais vácuo e dá portanto, vantagem a pilotos com estilo limpo, de curvas mais sutis e pilotagem apurada. Button tem isso; Rubens, Hamilton, Kubica, não. E desta forma, corridas como as de Mônaco, que favorecem a pilotos mais abrasivos, mais agressivos nas curvas, são suas especialidades, e a de Button não; entretanto, o recapamento da pista monegasca diminuiu muito esta distância.
- Alguns pilotos têm dificuldade em certas partes específicas do carro: Button tem enormes dificuldades em carros que saem de dianteira (o da Honda no ano passado...) e Rubens sofre com carros que saem de traseira (Honda em 2007). Mas, Button não tem problemas com os acertos de freio, Rubens tem, e essa é a grande dificuldade de Rubens neste ano. Button tem problemas com os acertos das asas dianteiras (se estiver bom maravilha, se não estiver uma lástima). Desta forma, o carro da Brawn favorece o piloto inglês mais a que o piloto brasileiro; maldade da equipe, perseguição? Não, isso é bobagem, é a concepção do carro.
- A preparação do piloto é importante : Button, como bem abordou Becken Lima no F1 Around, não tem esse problema; é um triatleta. Rubens pode até ter se preparado mesmo sem garantias de emprego, mas é mais velho, é menos preparado fisicamente. E p/ quem não tem conhecimentos de fisiologia, o equilíbrio fisiológico ativa um melhor funcionamento das funções do bulbo e cerebelo, configurando melhores respiração e concentração, além de respostas mais rápidas.
- O acerto do carro é importante; Button não é um fiasco como acertador, mas Rubens é muito sensível, sabe como ajudar a equipe a consertar o problema e isso é fundamental, já que é ele o responsável por treinar nas sextas com várias configurações diferentes p/ ajudar o desenvolvimento do Brawn GP 001. E Rubens contribuindo com a equipe, contribui para Button. Nas duas últimas corridas, a ajuda de Rubens foi decisiva p/ Button obter a pole em pistas difíceis de se ultrapassar (Barcelona e Mônaco), uma ajuda que estimo em até 2 décimos. Podem conferir, foram 2 décimos fundamentais.

Isto tão somente não explica nem contempla todos os pormenores, daí lembrar das situações específicas de cada corrida, e nesses pormenores Button foi mais brilhante que seus adversários; o companheiro, as Red Bulls, a agora fragilizada Toyota e a emergente Ferrari.
Decerto, Button vive uma fase espetacular, está confiante, iluminado, a sorte está a seu favor, e em sua trajetória demonstrou ter talento p/ estar no topo, e agora sabe como poucos aproveitar sua oportunidade, sendo portanto favoritíssimo. Rubens não faz uma temporada ruim,pelo contrário, faz uma temporada boa , o que não é suficiente p/ vencer um campeonato. Vettel está sendo pressionado cada vez mais pelo come-quieto Webber e as Ferraris reagiram tarde demais.

Button é um cara simpático, tranquilo, e carismático, o que alimenta uma aura positiva e um bom ambiente em uma equipe, mas Rubens é meio birrento: isto é ótimo p/ ajeitar carros e atrair fãs conspiratoristas, mas uma armadilha em ambientes bons de equipe; o campeonato não acabou ainda, há muito o que se discutir, mas as artimanhas do sucesso estão por vezes em pequenos detalhes que decidem em favor de quem sabe aproveitar uma vantagem na hora certa.

9 comentários:

  1. Bem acho que vc não reparou, mas seu blog tb está linkado no meu
    uahuahuhuahuahuahu
    eu só não comento, mas leio.
    hahuauhahuhuahuahuahuahuauh

    bjoooooos

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  2. É um ponto de vista interessante. Já era certo que o Barrichello ainda é responsável pelo acerto do carro e que Button, apesar de não ser brilhante, é muito consistente.
    Mesmo com os efeitos favoráveis ao Button, não justificam as 6 derrotas do brasileiro em comparação ao seu companheiro.
    Acho que em qualquer coisa que se faça na vida, motivação é a chave para se fazer bem feito e o Button a cada dia tem mais. Está com a mão na taça, afinal, o carro da Brawn é imbatível.

    Está linkado no meu blog também e voltarei mais vezes,abraços e sucesso com esse novo projeto.

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  3. Bão, parabéns pelo post, análise consistente. Vou só levantar alguns pontos.

    A entrevista do mecânico do Rubens foi esclarecedora com relação à capacidade dele em apontar áreas de desenvolvimento. E entende-se porque Brawn o escolheu.

    A pilotagem macia, sem forçar os pneus com correções constantes, do Button. O uso histórico (folclórico?) do pé direito para frear e acelerar do Barrichello. Explicariam as diferenças de desgaste de carro de Monaco?

    As diferenças de freios. Rubens exige um freio mais quente que Button, ou seja, ele freia menos durante a corrida porque freiaria repentinamente mais tarde? E Button vem freiando de leve até frear forte, como quem usar ambos os pés? Essa diferença é determinante?

    Eu discordo que Rubens teria reflexos menores do que Button por questão de idade (deve ser porque estou velho tb). Acho que reflexos se perde sim com a idade, mas não acho que seria comparáveis. Tenho certeza que os reflexos do Schumacher são melhores do que do Button ou do Piquet, filho.


    Aproveitei para postar no meu blog como é possível ler esses sites fundamentais como o do Ico e do Lima para criarmos visões bem fundamentadas, no mínimo bem plausíveis, de uma situação... Ficou mais filosófico, mas isso está rondando meus olhares ultimamente!

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  4. paulo...não acho que seja exatamente pela questão da idade, embora isto influencie e todos teremos um dia nossos reflexos mais lentos, embora os movimentos possam ficar mais apurados e objetivos, como os praticantes de artes marciais; as questões de estímulo-resposta, uma questão fisiológica da qual nem me arrisco tanto a explicar, embora conheça mais do que se espera de um historiador, se decorrem mais do simples fato de Button tem um dos preparos físicos mais invejáveis de todo o mundo do automobilismo, como o era do próprio Schumacher.



    Espero ter um tempinho hj, embora o dia vá ser supercorrido, p/ dar uma zoiada lá no seu post .
    abraços


    P/ o Bruno, espero que vc venha visitar mesmo, coisa que eu estou cada vez mais acostumado é visitar o seu. Tb não acho que isso justifica ou tão-somente explica a grande vantagem de Button, mas que dá uma grande esclarecida, isso dá. Qdo li o post do blog do Ico, somando a outras coisas que refletia faz tempos...teve muito sentido.

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  5. Achei interessante essa análise, pois está baseado naquilo que disse o Ico. Pelo menos, pode-se dizer que a "suavidade" na condução tem vantagens, e Button aproveita bem isso. Daí ser o lider, e cada vez mais motivado para ser o campeão do Mundo.


    E quanto ao Rubinho... a sua vez chegará. Só espero que não seja em Abu Dhabi!

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  6. justamente speeder. parti da análise do ico, p/somar algumas coisas que eu pensava e a questão do preparo físico do pensamento do Becken Lima.
    Digamos que eu vi uma compilação possível
    =D

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  7. Reduziram muito a pressão aerodinamica com o novo regulamento e os pneus slicks que deveriam suprir essa diferença deixam a desejar. Os compostos macios em algumas pistas duram apenas 5 ou 6 voltas. Um piloto de tocada mais agressiva praticamente não tem chances. Deviam rever esta questão da durabilidade o quanto antes.

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  8. Barrichello está longe de ser um piloto ruim,tem suas qualidades,sabe contribuir para desenvolver carros,tem muito conhecimento tecnico,etc.

    Ontem Schumacher colocava ele no bolso,hoje é a vez de Button,amanhã será outro,infelizmente essa é a realidade.

    Ele teve sucesso profissional,hoje é milionário,é recordista em participações na história da F1,é um dos maiores pontuadores,mas vai ficar nisso.


    abraço

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  9. Barrichello não desiste nunca.
    Dezesseis pontos atrás de Jenson Button na classificação do Mundial de Pilotos, Rubinho Barrichello garante que vai seguir sonhando com o título mundial até a última prova da temporada 2009. Para o brasileiro a sorte pode mudar de uma hora para outra. "Devo seguir somando a maior quantidade de pontos possível, mesmo que não ganhe. Quando eu começar a somar vitórias, as coisas serão diferentes", destacou o piloto, duas vezes vice-campeão mundial (2002 e 2004). "Estou fazendo o máximo, tudo o que posso. Não penso em parar até a última a corrida", garantiu Rubinho.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

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