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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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domingo, 14 de novembro de 2010

Grande Prêmio de Abu Dhabi 2010.


Com um pódio formado pelos três últimos Campeões Mundiais da Fórmula-1 em Abu Dhabi: Lewis Hamilton em 2008 e Jenson Button em 2009 cumprimentaram o mais novo Campeão, Sebastian Vettel em 2010. E desde 2007 a categoria vê campeões inéditos, e Vettel é 32º da história.


As tão discutidas ordens de equipe foram por água abaixo, vimos um inexpressivo Mark Webber que acabou com as próprias chances, nos treino de ontem. Com isso Sebastian Vettel ficou livre, de por ventura, ceder à posição para o companheiro de equipe que matematicamente teria mais chances de título, e pilotou para vitória e para algo mais...


Para surpresa da Ferrari e de Fernando Alonso, a McLaren apresentou um desempenho acima do esperado desde os treinos livres, acrescentando contornos dramáticos para os italianos. E a McLaren teve sua contribuição para o título de Sebastian Vettel, principalmente nos treinos e na largada, mas o fator decisivo para a consagração da Red Bull foi literalmente a de sua parceira, a Renault, aliada ao toque entre Schumacher e Liuzzi ainda na primeira volta e a posterior entrada do Safety Car, permitindo que alguns pilotos como Petrov e Rosberg mudassem a estratégia, embolando tudo e atrapalhando Alonso quando o mesmo voltou de sua parada.


A corrida foi novamente chata, mas devido à decisão do título de pilotos, prendeu nossa atenção durante todas as 55 voltas do suntuoso complexo de Yas Marina. Depois das paradas Alonso retornou atrás de Petrov e simplesmente por ali ficou. O piloto russo da Renault bastante criticado por seus erros durante a temporada, hoje foi perfeito, segurou a pressão do espanhol da Ferrari e não cometeu um erro. Webber que vinha atrás de Alonso, aparentemente, não quis atacá-lo e por lá também ficou.


Vettel seguia na liderança, seguido de perto Lewis Hamilton até suas respectivas paradas. Quando Lewis voltou e ficou limitado atrás de Kubica, que tinha largado de pneus duros, Vettel aproveitou para abrir uma vantagem confortável. Jenson Button assumiu a liderança e a manteve por um bom tempo, até sua parada. Quando Kubica parou e voltou na quinta posição praticamente sacramentou o título de Vettel.


E assim o domingo foi um desastre total para Ferrari, pelo seu excesso de confiança, pela estratégia conservadora e inútil. Será que eles vão afogar as magoas no Parque temático agora?


O título foi merecidamente para a melhor equipe, o melhor carro, os melhores engenheiros e o mais rápido piloto. Sebastian Vettel que apesar dos deslizes, dos erros e das quebras, conseguiu sagrar se o mais jovem Campeão Mundial de Fórmula-1 aos 23 anos, quatro meses e onze dias. Uma equipe que não precisou vencer a base de ordens, e que conseguiu fazer seu piloto favorito Campeão...


Campanha do alemão Sebastian Vettel: 5 vitórias, 10 poles, 10 pódios e 3 melhores voltas, 256 pontos.


Parabéns Red Bull Renault, Campeã de Pilotos e de Construtores em 2010.


Resultado Final:

1°. Sebastian Vettel (GER/Red Bull Renault), 1h39min36s837 (55 voltas)
2°. Lewis Hamilton (ENG/McLaren Mercedes-Benz), a 10.1
3°. Jenson Button (ENG/McLaren Mercedes-Benz), a 11.0
4°. Nico Rosberg (GER/Mercedes-Benz), a 30.7
5°. Robert Kubica (POL/Renault), a 39.0
6°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 43.5
7°. Fernando Alonso (SPA/Ferrari), a 43.7
8°. Mark Webber (AUS/Red Bull Renault), a 44.2
9°. Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso Ferrari), a 50.2
10°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 50.8

Não Pontuaram:

11°. Nick Heidfeld (GER/BMW Sauber Ferrari), a 51.5
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams Cosworth), a 57.6
13°. Adrian Sutil (ALE/Force India Mercedes-Benz), a 58.3
14°. Kamui Kobayashi (JPN/BMW Sauber Ferrari), a 59.5
15°. Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso Ferrari), a 1.03.1
16°. Nico Hulkenberg (GER/Williams Cosworth), a 1.04.7
17°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus Cosworth), a 1 volta
18°. Lucas di Grassi (BRA/Virgin Cosworth), a 2 voltas
19°. Bruno Senna (BRA/Hispania Cosworth), a 2 voltas
20º. Christian Klien (AUT/Hispania Cosworth), a 2 voltas
21°. Jarno Trulli (ITA/Lotus Cosworth), a 4 voltas

Não Concluíram:

22°. Timo Glock (GER/Virgin Cosworth), 44 voltas
23°. Michael Schumacher (GER/Mercedes-Benz), 1
24°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India Mercedes-Benz), 1

Melhor Volta:

Lewis Hamilton (ENG/McLaren Mercedes-Benz), 1.41.274 (Volta 47)

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