Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sábado, 27 de novembro de 2010

A inferior, mas não a última: Hispania Cosworth.


A temporada da Hispania foi bastante sofrível, teve de longe o carro mais lento e defasado do grid. Após o rompimento com a fabricante italiana Dallara, que assinou o projeto logo no início do campeonato, o bólido do time não teve nenhuma atualização durante toda temporada. Lembrando que o time espanhol não chegou nem a participar dos testes de pré-temporada devido às incertezas burocráticas e financeiras com o ex-dono Adrian Campos.


A equipe foi montada às pressas para correr no Bahrein, onde fez seu primeiro shakedown nos treinos livres da sexta-feira. O time de José Ramon Carabante começou a temporada com dois pilotos igualmente estreantes: Karum Chandhok e Bruno Senna. No decorrer das etapas promoveu um rodízio entre os pilotos com as chegadas de Sakon Yamamoto e de Christian Klien. Sendo que o brasileiro foi que mais participou dos grandes prêmios. Bruno também conseguiu a melhor posição de largada do time com um 18º no GP da Bélgica.


Os quatro pilotos pouco puderam fazer, além de tentar levar o carro até o fim das provas. Os problemas mecânicos e financeiros acompanharam o time comandado por Colin Kolles do início ao fim do campeonato. Foram 12 abandonos por quebras mecânicas e 3 por acidentes ou colisões. Entretanto, conseguiram terminar na frente da Virgin no campeonato, por terem finalizado mais corridas no 14º lugar. Foram três no total com Karum Chandhok na Austrália e Mônaco, e com Bruno Senna na Coreia do Sul.


Ficou claro que o principal objetivo da equipe era conseguir sobreviver em 2010, e conseguiram. Mas para correr na próxima temporada a Hispania ainda vive de incertezas. O acordo salvador com a Toyota, ao que parece, foi tudo por água abaixo, por falta de pagamento dos espanhóis. Enganei-me quanto à benevolência dos japoneses.


Para 2011, pelo menos, a Hispania já tem um acordo com a Williams para receber as caixas de câmbio e vão continuar com a Cosworth como fornecedora de motores, agora só falta dinheiro, o carro, os pneus, os patrocinadores, os investidores, os pilotos pagantes...

  • Posição: 11º
  • Nação: Espanha.
  • Numeração: 20 e 21.

Seus pilotos:


Karum Chandhok.
  • Posição: 22º
  • Nacionalidade: Indiano
  • Participações em 2010: 10
Bruno Senna.
  • Posição: 23º
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Participações em 2010: 18
Sakon Yamamoto.
  • Posição: 26º
  • Nacionalidade: Japonês
  • Participações em 2010: 7
Christian Klien.
  • Posição: 27º
  • Nacionalidade: Austríaco
  • Participações em 2010: 3

3 comentários:

  1. Jobson,


    Tudo bem que é o primeiro ano e tal, ainda assim esse time é uma piada de mau gosto. Não ficaria surpreso com seu desaparecimento em 2011.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Somos leitores assíduos do seu Blog. Um abraço, Equipe do site Analista de Suporte.Daienne

    ResponderExcluir
  3. Daienne,

    É muito bom tê-los aqui. Grato!

    Abraços.

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos