Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sábado, 12 de setembro de 2009

Gp da Itália- classificação e pitacos


1 Lewis Hamilton ING McLaren Mercedes 1:24.066
2 Adrian Sutil ALE Force India Mercedes 1:24.261 +0.195
3 Kimi Raikkonen FIN Ferrari 1:24.523 +0.457
4 Heikki Kovalainen FIN McLaren Mercedes 1:24.845 +0.779
5 Rubens Barrichello BRA Brawn Mercedes 1:25.015 +0.949
6 Jenson Button ING Brawn Mercedes 1:25.030 +0.964
7 Vitantonio Liuzzi ITA Force India Mercedes 1:25.043 +0.977
8 Fernando Alonso ESP Renault 1:25.072 +1.006
9 Sebastian Vettel ALE Red Bull Renault 1:25.180 +1.114
10 Mark Webber AUS Red Bull Renault 1:25.314 +1.248
11 Jarno Trulli ITA Toyota 1:23.611
12 Romain Grosjean FRA Renault 1:23.728
13 Robert Kubica POL BMW Sauber 1:23.866
14 Giancarlo Fisichella ITA Ferrari 1:23.901
15 Nick Heidfeld ALE BMW Sauber 1:24.275
16 Timo Glock ALE Toyota 1:24.036
17 Kazuki Nakajima JAP Williams Toyota 1:24.074
18 Nico Rosberg ALE Williams Toyota 1:24.121
19 Sébastien Buemi SUI Toro Rosso Ferrari 1:24.220
20 Jaime Alguersuari ESP Toro Rosso Ferrari 1:24.951

Eis os tempos desta sessão de treinos classificatórios para o GP da Itália, que será disputado na incrível Monza. Ainda devo um post para falar sobre a relação dos italianos com a velocidade, mas é por uma boa causa (estou tentando conseguir uma entrevista com um professor da Universidade Federal do Ceará, historiador e grande conhecedor do universo operário e anarquista italiano, além de ser descendente dos italianos e de já ter estado lá. O nome vocês ainda verão por aqui mais vezes, espero.
Vamos ao que interessa:
- Hamilton vem muito bem com a Maclaren. A suspensão nova, o Kers e o novo pacote aerodinâmico, mais refinado e arrojado, deu muito certo. E lá dentro temos um Hamilton se afiando e muito nesta temporada. Mostrou firmeza para a classificação, deve estar mais leve que as Brawns, óbvio, mas nada que o tire da posição de favoritíssimo à vitória. Eu creio que neste momento o grande adversário de Barrichello na disputa pelo título sejam as maclarens, que vão tirar pontos preciosíssimos. Kovalainen vai melhor do que a encomenda, contudo pior do que deveria para tentar garantir vaga ano que vem em um equipe boa. Deve continuar na categoria, só que em uma equipe fraca.
- Sutil é o homem, entretanto, do fim de semana até agora. A Force India está muito forte, e isso se dá sem dúvida pelo estil do chassis do carro, bom para corridas com pouca pressão aerodinâmica. Só que segurar um carro assim é difícil, chapinhas...na Parabólica, tem que ser muito bom para controlar um carro um tanto nervoso ainda. Os "caminhos da India" colocaram seus dois pilotos no Q3 pela primeira na temporada, e arrisco a dizer que os dois irão pontuar, se tudo ocorrer na normalidade (leia-se, se não chover). Sutil merece carro melhor, e ainda falta a ele mais estrela e mais consistência, mas provou que é muito rápido.Luizzi merece destaque: é o melhor dos "estreantes" sem dúvida. Erra menos do que o normal, é rápido,é na dele. Fórmula certa de um cara que pode ter conseguido uma chance de ouro para voltar à categoria.
- As Brawns estão melhores que a encomenda, se fizerem tudo certo. Barrichello sai na vantagem na disputa, embora tenha sido mais lento que Button o fim de semana inteiro. Estão mais pesados sem dúvida, e acho que isso ainda é vantagem mais para Barrichello do que Button, pois devem ir com duros e Button se embanana todo com eles. O que é foda é toda vida o inglês copiar as coisas do brasileiro. No jogo pelo campeonato vale tudo, mas isso é no mínimo, vergonhoso. Acho que se não fosse o brasileiro, dificilmente Botão teria tanta vantagem assim no campeonato.
- As RBR's e as STR's, estão touros enraivecidos e ruins neste fim de semana. Os primeiros estão lascados por causa dos motores e os últimos estão em último e lá devem ficar sozinhos até o fim do campeonato. Uma lástima. Mais do que nunca, Vettel terá que se superar para chegar perto de Button, ou orar muito por uma chuva daquelas. Webber..este é um coringa, que ninguém sabe como se sairá.
- As BMWs foram uma decepção à parte no Q2. Ambas quebraram, ambas tinham condições de ir para o Q3. As Toyotas são outra incógnita, mas ainda se espera delas arrancar com Trulli o 8º lugar. Glock pode já preparar o atestado de azarado do ano.
- Fisichella e Raikkonen são cartas À parte no baralho. Fisico sofre (é normal) com a pressão dentro e fora do carro, e ainda sim foi razoável. Queria que ele ao menos estivesse mais próximo do Q3, mas ir ao Q2 não foi fácil e ele deve ir um passo de cada vez. Largar pesado, tomar cuidado, usar o Kers para ultrapassar...observem com cuidado esse cara. Toda sorte para ele, é o que desejo. Raikkonen é que atesta que, motivado e com Kers, consegue estar entre os 3 primeiros. Se não fosse isso, ele não estaria lá não, pois o carro não é isso tudo não. Se Massa estivesse bem, em forma e correndo, estaria melhor?
Bom, até os pesos!

Um comentário:

  1. Ridson,

    Temos ingredientes para uma bela prova,Hamilton e Raikkonen devem travar um belo duelo pela vitória,e dessa vez Sutil finalmente sai do zero,
    E uma corrida em Monza é sempre muito bacana.

    abraço

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos