Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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domingo, 27 de setembro de 2009

Gp de Cingapura- uma corrida de bandeja para Hamilton

Resultado:
1 Lewis Hamilton ING McLaren Mercedes 1:56:06.337 61 voltas
2 Timo Glock ALE Toyota +9.634
3 Fernando Alonso ESP Renault +16.624
4 Sebastian Vettel ALE Red Bull Renault +20.261
5 Jenson Button ING Brawn Mercedes +30.015
6 Rubens Barrichello BRA Brawn Mercedes +31.858
7 Heikki Kovalainen FIN McLaren Mercedes +36.157
8 Robert Kubica POL BMW Sauber +55.054
9 Kazuki Nakajima JAP Williams Toyota +56.054
10 Kimi Raikkonen FIN Ferrari +58.892
11 Nico Rosberg ALE Williams Toyota +59.777
12 Jarno Trulli ITA Toyota +1:13.009
13 Giancarlo Fisichella ITA Ferrari +1:19.890
14 Vitantonio Liuzzi ITA Force India Mercedes +1:33.502


Não completaram Volta/motivo

Jaime Alguersuari ESP Toro Rosso Ferrari 48/abandono
Sébastien Buemi SUI Toro Rosso Ferrari 48/abandono
Mark Webber AUS Red Bull Renault 46/acidente
Adrian Sutil ALE Force India Mercedes 24/abandono
Nick Heidfeld ALE BMW Sauber 20/acidente
Romain Grosjean FRA Renault 4/abandono


Melhor volta

Fernando Alonso ESP Renault 1:48.240 (53ª)
Sem dúvidas uma das corridas mais estranhas do campeonato, o circuito de Marina Bay, na cidade-estado de Cingapura, nos reservou momentos de grande tensão e expectativa. A questão não era se ocorreria uma batida, mas quando aconteceria, e quem se sairia exitoso dela. Um circuito de difícil ultrapassagem, de muitas ondulações e de muitos carros com problemas de freios, já que o item é o mais exigido, junto com o câmbio. Por isso mesmo, foi prudente a atitude da Brawn em trocar o câmbio de Barrichello. No entanto, uma infinidade de fatores contribuiu para deixar dois capítulos à parte: a disputa pela vitória e a disputa pelo campeonato.
A largada ludibriosa
Vitória: E como foi...Hamilton disparando na frente, com Vettel do lado sujo, possibilitaram a Rosberg a segunda posição, algo até previsível pela sujeira da pista.Todos que largaram do lado sujo perderam posições. Todos. Webber, saindo pelo lado sujo, perdeu a posição para Alonso, recuperou pela parte de fora (que até agora não sei porquê é proibido..alguém lembra da saída da curva em Spa? Nunca me lembro do nome da curva, quem puder ajudar a lembrar...)e depois teve de devolver a posição. O grande, supremo beneficiado disso foi Glock, que pulou então para 4º , e bem mais lento que os de trás, deixando a briga pela vítória apenas para os 3 da frente.
Campeonato: Rubens largou bem, e Button também. Entretanto, Rubens pulou de 9º para 7º, e colocou mais uma vez Kovalainen p/ trás (que estava no lado sujo)e entre ele e Button. Só que Rubens ainda superou Kubica, ficando então com Kubica e Kovalainen entre e Button. Cenário perfeito...se fosse em outra corrida! Ficar no ritmo de Alonso e de Webber foi de lascar. Ainda sim, rendendo melhor que Button com os pneus "duros", pneus médios, mas mais duros que os supermacios.
Lá atrás, a batida determinante...de novo
Vitória: a disputa pela vitória foi ficando insossa, até que Hamilton teve de abdicar de usar em toda oportunidade o Kers...assim, trouxe de volta Rosberg e Vettel para a disputa, mas por não muito tempo. Vettel foi acelerando muito para se aproximar de Rosberg...E fez uma parada meio estranha no box. Nada demais. Enquanto Rosberg foi o próximo... e por ser extremamente próxima, a linha do pit lane foi cruzada involuntariamente pelo alemão, que derrapou na sujeira.
Tempos depois... uma batida para lascar tudo...numa fechada de Alguersuari, Sutil também força, e eles tocam... no toque, Sutil bate no muro, e na tentativa de voltar, faz um giro e toca em Heidfeld, que foi o mais prejudicado do fim de semana, com tantas punições e trocas que foi largar do box (trocou câmbio e motor, e foi punido por peso abaixo do exigido). Não teve jeito... Heidfeld foi para uma área de escape, Sutil foi para os boxes trocar o bico, que ficara na pista...entra o safety-car. E aí...
Campeonato: E aí que Butotn entra nos boxes, faz uma excelente parada, e mina a vantagem de Barrichello, que vinha abrindo o suficiente para estar na frente de Button na última parada. Como Barrichello estava mais leve, parou antes. Após sua parada, não conseguiu se manter tão forte quanto antes, mas ainda sim o suficiente. Com o safety car, todos se aproximaram. E aí, a estratégia de Button levou vantagem.
Um Vettel vivo? E um Barrichello?
Vitória: na disputa pela vitória, a coisa se resumiu a Vettel e Hamilton. Mas Vettel fez uma segunda entrada nos boxes distraída. Com isso, superou o limite de velocidade. Depois, ainda perdeu o retrovisor direito. A punição, pelo menos, foi pelo overdriving no box e não por algo bobo como o retrovisor, que é leve demais e não ofereceria risco para ninguém.
Desanimado, Vettel iria perder várias posições pelo drive-through, ajudando a um bem lento Glock e um domador de touros Alonso. Seu engenheiro o advertiu: não tire o pé...e conseguirá superar Barrichello e Button. E fez.
Campeonato: Com isso, diminuiu a diferença para 10 pontos contra Barrichello e ficando vivo na luta pelo título, 25 atrás de Button. Button passa Barrichello na disputa tática e fica com 15 pontos de vantagem para um Barrichello ainda motivado, mas em maus lençóis.
De resto , colegas, só destacar algumas coisinhas...
- Hamilton em 1º, se redimindo. 2º Glock, um sortudo de marca maior. 3º, Alonso, num pódio merecido pela performance, mas imerecido pelo que aconteceu ano passado. Marcou a melhor volta da prova porque saiu no último stint da corrida com pneus macios e bem leve.
- Para que diabos Grosjean correu? Simples: para não dar chance a Lucas Di Grassi. Haverá muita conversa na Renault por esses dias, embora seja improvável que Lucas o substitua nesse ano. Era a grande chance dele, e nada o garantia de ir bem. Mas qualquer possibilidade de negar uma chance a Di Grassi era válida para um inútil Grosjean. Não que seja ruim, mas não é nada bom também e estava com fininha, se c... todo.
- Nakajima vai ter pesadelos com o 9º lugar. Quantas vezes ele bateu na trave?
- Alguersuari fez uma daquelas. Um déjà-vu histórico, relembrando a triste parada nos boxes da Ferrari de Massa. A diferença é que desta vez o piloto foi o erro. Saudades do Bourdais? Pobre mecânico.
- Webber entrou num inferno astral que todos torcíamos ser de Button. Quer dizer...pelo menos eu torcia.
- Mais uma vez, Barrichello sofre um revés em uma hora complicada, que seria necessário um grande resultado. E mais uma vez numa oportunidade em que Button vacilou. O inglês não quebra nada, é incrível...nem o freio, que ferrou com a corrida do Webber deu certo. Entretanto, é fato que Rubens nunca se dá bem quando as coisas lhe estão mais favoráveis. E nessa altura do campeonato, terá que se superar para levar o título para Abu-Dabi. Creio que o vice-campeonato ele ainda consegue, com sobras,só que o título...
Só resta a ele uma coisa agora: vencer. Vencer para garantir vaga ano que vem...para disputar um bom lugar na Brawn. Resta a ele ter cabeça fria, e lembrar que hoje não foi jogo de equipe que o ferrou não... Um pouco de seus próprios erros, e um pouco do safety car na hora errada, fizeram isso.

3 comentários:

  1. Ridson,

    Tudo conspirou a favor do inglês, até sua má classificação no sábado ajudou na corrida. Sorte de campeão ele já tem, só falta confirmar o título.

    Mais tarde posto minha versão sobre a corrida.

    Valeu,

    Abs.

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  2. Lewis Hamilton venceu fácil nas ruas de Marina Bay. A McLaren mostra que rende muito bem em circuitos de baixa velocidade. Rubens Barrichello acabou sendo prejudicado por esse bendito safety car. A estratégia acabou não dando certo para o brasileiro e Button acabou se dando bem. Veremos o que vai acontecer no Japão. Button pode sair de Suzuka campeão assim como Rubinho pode se dar melhor e diminuir mais a diferença.

    Abraço!

    Leandro Montianele

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  3. Ridson,


    Hamilton sobrou hoje,levou com o pé nas costas.
    Glock e Alonso tiveram um belo desempenho e mereceram o pódio.

    Já Barrichello,salvo problema de Button no Japão,caminha para mais um vice.

    abraço

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