Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sábado, 12 de setembro de 2009

Pesos. GP da Itália. Classificação.

Saudações a todos, como sempre o autódromo de Monza lotado com os torcedores Ferraristas. A atenção dos italianos para a estréia de Giancarlo Fisichella na Ferrari em substituição ao camarada Luca Badoer que, aliás, está presente no circuito assim como Michael Schumacher de contrato renovado com escuderia Rossa. Fisichella notadamente nervoso nesse final de semana, até já declarou isso e ainda se diz pressionado por correr na Ferrari, apesar do sonho realizado. Teve um desempenho regular passou ao Q2 e ficou por lá mesmo, entretanto, já faz um papel mais digno que seu antecessor na difícil tarefa de substituir Felipe Massa.



O que chama atenção é o domínio que vem exercendo os motores Mercedes-Benz na categoria pela força e pela confiabilidade, e não é de hoje. Desde 2007 não me lembro de nenhuma quebra dos motores alemães. Todos os carros equipados com os propulsores da Mercedes-Benz chegaram com sobras ao Q3 no treino classificatório de hoje em Monza. E mais, dos sete primeiros colocados no grid, há os seis carros empurrados com os motores Mercedes-Benz, sendo que, o único intruso é a Ferrari de Kimi Raikkonen, que está em ótima fase, sai em terceiro.



Vitantonio Liuzzi teve uma excelente apresentação em seu retorno à categoria, parado desde 2007 quando deixou a Toro Rosso, e aceitou o papel de piloto reserva na Force India. E agora com a ida de Fisichella para a Ferrari, está aproveitando a oportunidade no agora competitivo carro indiano, sai em sétimo. Já Adrian Sutil sai em segundo, por pouco não ficou com a pole, mas seu histórico em corrida não é dos melhores, pois sempre peca e deixa escapar um bom resultado, tanto que nunca pontuou na carreira. Enfim, é a melhor classificação da equipe em sua curta história na F-1.



A Red Bull segue sua árdua tarefa em economizar motores para conseguir manter viva as esperanças por título. Webber sai em décimo e Vettel em nono. A equipe B do Grupo Red Bull que no ano passado viveu seu auge, em Monza, deixa consolidada agora o papel de pior equipe do ano, são os últimos do grid vão largar bem pesados. Começo a achar que o Bourdais teve sorte em deixar a Toro Rosso.



Continuando com as decepções, ao contrário dos alemães, os japoneses não tem o que comemorar. A Williams que já descartou os motores Toyota para 2010 e conseqüentemente se livra do Kazuki Nakajima. O japonês larga em 17º e o constante Rosberg em 18º. Já a montadora conseguiu um 16º com Glock, o mais pesado do grid e aparentemente um milagroso 11º com Trulli. A BMW que ainda está à venda, não está conseguindo fazer uma boa propaganda para os interessados em adquirir os espólios do time. Pobres Heidfeld e Kubica.


A escandalosa Renault sempre dependendo do arteiro Fernando Alonso, novamente munido de KERS em Monza, conseguiu um 8º. Grosjean passou ao Q2, tremei quem larga perto dele.


A Brawn fez um ótimo treino para quem não tem KERS, já era notório que seus carros largariam mais pesados para fazer apenas uma parada. Agora com a confirmação dos pesos, dos dez primeiros Button e Barrichello são os mais pesados. Button que voltou a andar bem e fez o melhor tempo do final de semana. Quanto a Rubens, que larga na frente de seu companheiro, mas isso pouco importa se novamente se atrapalhar na largada. A equipe até estuda a troca de seu câmbio, caso aconteça Barrichello perde 5 posições. O piloto declarou que não quer a troca!



Heikki em 4º tem tudo para fazer uma boa corrida, pois está entre os mais pesados, já o pole position Lewis Hamilton confirma o crescente desempenho da McLaren na segunda fase do campeonato, mas é o mais leve do grid. Vai tentar disparar na frente.


Fica o suspense se a corrida será sob tempo chuvoso.


Pesos


As posições de largada na frente dos nomes.


1º) Lewis Hamilton (ENG/McLaren), 653,5 kg
2º) Adrian Sutil (GER/Force India), 655
3º) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 662
8º) Fernando Alonso (SPA/Renault), 677,5
7º) Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 679,5
9º) Sebastian Vettel (GER/Red Bull), 682,0
4º) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 683
10º) Mark Webber (AUS/Red Bull), 683
6º) Jenson Button (ENG/Brawn), 687
13º) Robert Kubica (POL/BMW), 697,5
5º) Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 688,5
14º) Giancarlo Fisichella (ITA/Ferrari), 690.0
15º) Nick Heidfeld (GER/BMW), 697,5
12º) Romain Grosjean (FRA/Renault), 699,8
11º) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 703,0
19º) Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), 706
20º) Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), 706
17º) Kazuki Nakajima (JPN/Williams), 706,2
18º) Nico Rosberg (GER/Williams), 708,6
16º) Timo Glock (GER/Toyota), 709,8

Confiram também os comentários do Ridson no post anterior.


Um comentário:

  1. O conjunto de câmbio-motor na corrida passada queimou,e isso é um grande risco paa Barrichello. Não sei se é mais seguro trocar. Então, eu acredito que a estratégia dele deveria ter sido trocar antes e largar mais leve, saindo na pole.Assim, ia de pneus macios e depois partia pros duros nas partes mais longas.

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos