Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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terça-feira, 14 de julho de 2009

Avaliações dos pilotos. GP da Alemanha.

1. Lewis Hamilton. (18º). Largou bem com ajuda do KERS, foi prejudicado por um leve toque de Mark Webber que causou o furo do pneu traseiro direito, se arrastou pela pista até chegar aos boxes, não teve muito que fazer no restante da corrida.
2. Heikki Kovalainen. (8º). Outro que largou bem usando o KERS, e também soube usá-lo para se defender dos ataques de Jenson Button. No restante da corrida passou despercebido e pontuou.
3. Felipe Massa. (3º). Um dos grandes nomes da prova. Vem usando a tática de largar mais pesado para ir alçando posições no decorrer da prova. Usou o KERS para largar bem e se defender dos ataques de Vettel e Barrichello o que foi crucial para sua estratégia funcionar. Parabéns, primeiro pódio da temporada.
4. Kimi Raikkonen. (19º). Vinha fazendo uma boa corrida, estratégia semelhante à de Felipe. Escapou ileso do toque com Sutil. Mas, teve que abandonar por problemas no motor.
5. Robert Kubica. (14º). Era um dos destaques do ano passado. Agora com desempenho limitado pelo carro, deixa claro sua desmotivação em 2009. Lembro-me dele na prova apenas em um lance no qual é ultrapassado por Heidfeld.
6. Nick Heidfeld. (10º). Eu que espera a primeira vitória dele esse ano. Volta a penar com um carro ruim, se mostra mais combativo por almejar continuar na F-1.
7. Fernando Alonso. (7º). Sempre foi um piloto ousado em aquecer os pneus, mas dessa vez passou do ponto, rodou na volta de apresentação. Segundo o Marco Antônio do GP Series ele quis homenagear o Michael Jackson com o moonwalker. Largou pesado e apareceu no final da corrida com um ritmo impressionante, autor da melhor volta.
8. Ângelo Piquet. (13º). Pela primeira vez na vida largou na frente do Alonso. Não adiantou muito, partiu mal perdeu várias posições na largada e com um equipamento limitado, limitou-se a concluir a prova.
9. Jarno Trulli. (17º). Era um dos mais pesados do grid. Se envolveu num toque com Nakajima-San, teve que fazer uma parada extra, conseguiu completar a prova.
10. Timo Glock. (9º). A classificação é um dos seus pontos fracos. Com a punição optou por largar dos boxes com o tanque cheio, fez apenas uma parada e brigou por posições no final da prova
11. Sebastien Bourdais. (20º). Infelizmente chegou a F-1 no momento errado e na equipe errada. Não conta com o apoio do Chefe, tem dificuldades para se adaptar ao defasado carro do time e está sob pressão. Abandonou a prova por problemas hidráulicos.
12. Sebastien Buemi. (16º). Adaptou-se rapidamente ao formato dos treinos. Por ser estreante demonstra mais vontade e sofre menos pressão que seu companheiro. Tem se entendido melhor com o carro, apesar do limitado desempenho. Concluiu a prova.
14. Mark Webber. (1º). Vitória mais do quê merecida, dominou toda corrida. Na largada teve uma atitude bem agressiva, calculou mal e acertou o carro de Rubens, sem maiores conseqüências, mas foi punido pelo toque com um drive-through. Manteve a calma e se aproveitou da excelência de seu equipamento para vencer.
15. Sebastian Vettel. (2º). Na Largada perdeu posições para os carros equipados com KERS. Ficou por muito tempo limitado atrás de Felipe Massa. Aproveitou-se de sua estratégia e da superioridade de seu carro. Dessa vez foi o coadjuvante.
16. Nico Rosberg. (4º). Grande corrida era o mais pesado do grid. Ganhou posições na largada e mais algumas posições quando ficou por mais tempo na pista antes da sua primeira parada. Manteve um ritmo constante durante toda a prova, quinta corrida consecutiva nos pontos.
17. Kazuki Nakajima. (12º). Sempre afobado, chama mais a atenção pelas batidas e o pelo estilo kamikaze de pilotar, dessa vez encontrou Jarno Trulli no caminho, mas saiu ileso. Constância nunca foi seu forte, está devendo mais do que outros pilotos ameaçados em suas respectivas equipes. Sorte que tem a proteção da Toyota.
20. Adrian Sutil. (15º). Fez uma ótima classificação, primeira vez dele e da equipe no Q3, fazia uma excelente corrida. Quando retornou dos boxes se precipitou, jogou o carro para cima do Kimi Raikkonen quebrou a asa dianteira e perdeu uma grande chance de pontuar.
21. Giancarlo Fisichella. (11º). Fez uma boa corrida, largou leve e foi um dos poucos que conseguiu fazer ultrapassagens na pista. Foi muito combativo.
22. Jenson Button. (5º). Fez uma boa corrida dentro das possibilidades impostas. Conseguiu superar o Felipe Massa, mas perdeu muito tempo atrás do Kovalainen que se defendia com o KERS. Sofreu com a falta de aquecimento dos pneus. Deixa claro que já pensa no campeonato, não se arriscou tanto assim em superar o finlandês da McLaren. No fim vinha com rendimento melhor que seu companheiro de equipe e foi privilegiado na terceira parada.
23. Rubens Barrichello. (6º). Largou com mais energia e pulou para o primeiro lugar, mas não conseguiu abrir vantagem suficiente. Depois de seu primeiro pit stop, voltou atrás de Felipe Massa que vinham mais lento naquele momento e sua estratégia de três paradas foi perdendo a eficácia. Perdeu mais algum tempo nas paradas seguintes e também teve dificuldades pela falta de aquecimento dos seus pneus. E novamente após a corrida saiu cuspindo fogo.

2 comentários:

  1. Ao meu ver os dois maiores destaques do Grande Prêmio da Alemanha foram Mark Webber e Felipe Massa. O australiano voou rumo a primeira vitória de seus carreira, mesmo tomando punição. Felipe andou forte durante toda a corrida com sua Ferrari totalmente limitada e merecia até mesmo um segundo lugar.

    Abraço!

    Leandro Montianele

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  2. Webber fez o que deveria fazer, mas p/ mim, além de Massa, Rosberg foi muito consistente.

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