Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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sábado, 11 de julho de 2009

Os carros da Brawn são os mais leves do grid. GP da Alemanha.

As posições de largada na frente dos nomes.

3º) Jenson Button (ING/Brawn), 644,0
2º) Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 647,0
5º) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 654,5
1º) Mark Webber (AUS/Red Bull), 661,0
4º) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 661,0
20º) Timo Glock (ALE/Toyota), 662,3
18º) Giancarlo Fisichella (ITA/Force Índia), 662,5
6º) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 664,0
12º) Fernando Alonso (ESP/Renault), 668,2
8º) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 673,5
16º) Robert Kubica (POL/BMW), 673,5
9º) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 674,0
17º) Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 674,5
10º) Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 676,0
7º) Adrian Sutil (ALE/Force Índia), 678,5
11º) Nick Heidfeld (ALE/BMW), 681,0
13º) Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 683,6
14º) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 683,7
19º) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 689,5
15º) Nico Rosberg (ALE/Williams), 689,6

Vamos aguardar os comentários do Ridson!
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Agora, meus comentários infames e meus palpites. Destaque para a útil distribuição dos pesos que o Jobson fez. Facilitou muito a leitura do que será amanhã (ou não).
-Que Q2 fantástico! Estratégico, intenso, sofrido...foi mesmo o melhor momento da temporada 2009.
-Grande treino do Rubens Barrichelo, sem dúvida, foi bem melhor que Button durante todo o treino de classificação, ajudado tanto pela boa escolha de pneus na crítica hora do Q2, como pelas escolhas no fim do Q1 e no final do Q3. Este Button que se cuide, pois a tendência é que sua vantagem no campeonato tenda a diminuir. Resta saber o quanto diminuirá, e em que frequencia, pois será determinante no jogo de paciência que o inglês fará até o fim do campeonato. Button não rendeu bem, e mesmo mais leve que todos, saiu apenas em 3º. Isso mesmo, apenas...nos acostumamos em vê-o brigando por mais que isso.
- Webber e Vettel largam com o mesmo peso. De acordo com a largada de ambos, será determinado quem para primeiro. Webber foi consistente e andou forte, foi bem. O que, sem dúvida os deixa em bons lençóis para a corrida toda é a impressionante performance da Red Bull em climas amenos. A Brawn, por exemplo, teve que largar superleve para ter chances, o que é bom para o campeonato; se a Brawn tiver condições de correr de igual para igual na corrida e nas corridas restantes. Senão, teremos corridas chatas, mesmo que signifiquem a aprximação da Red Bull em relação à Brawn. É o carro do momento.
Vettel é que admitiu ter errado e ficou frustrado, e deve mesmo ficar assim, com o carro que tem e com a chance de ouro de diminuir a distância para Button, passar Barrichello no campeonato etc. Fez um treino razoável, mas foi atrapalhado na última volta.
- As Maclarens andaram bem. Se recuperaram bastante. Observando o tempo de Hamilton, é perceptível que com a diferença a mais de combustível, ele teve rendimentos quase semelhantes aos da Brawn: mas calma! A Brawn realmente anda ruim em clima frio.
-As Ferraris andaram discretas, com discretos desempenhos e lambança de Raikkonen indo para fora da pista e Galvão Bueno exatando a "incrível habilidade de Massa ao guiar o carro ali no acostamento da pista". Não sei, não sou piloto, mas acho que muitos outros teriam feito o que ele fez nas mesmas circunstancias como se fosse praxe. Eu digo, pilotos de nível F1. Largam pesadas e vão para corridas de risco, tentando se sobressair na largada.
-Os destaques são para Sutil. Esse fez milagres com uma Force India mais pesada que as outras. Espero muito que o alemão faça a festa em casa conquistando seus primeiros pontos na carreira e da equipe, pois é muito mais piloto que o fraco Fisichella Esse deve realmente sair ano que vem, e se dedicar à sua equipe na GP2 (acho mais negócio). E para Piquet, que teve sorte, estrela e habilidade para guiar um caminhão (reformado, mas caminhão) da Renaut, e finalmente superou Alonso (que teve azar, rodou, e foi atrapalhado por Glock -que sai em último por causa disso)
- O resto: BMWs ruins e azaradas; Williams reclamando das condições e más escolhas e Toyotas irreconhecíveis. Se existe uma equipe cotada para ir embora ano que vem, essa é a Toyota. É dinheiro demais disperdiçado.
- Bourdais já empacotando suas malas e Alguersuari esfregando as mãos. Não acho, mesmo com toda a simbologia de andar num F1, que seja uma boa para bons postulantes ao lugar do ano que vem na F1 nas novas (e velhas, talvez) equipes se meter num barco furado como a Toro Rosso.
Pitacos para amanhã;
Pista seca: Aposto em Webber sumindo na frente, e as Brawns duelando para quem fica com o segundo lugar... e nas condições de amanhã, sou mais Rubens Barrichello, mesmo com toda a estrela de Button. E estes segurando um Vettel que ainda não mostrou ser piloto de fazer grandes corridas de recuperação. Se Rubens largar bem, terá alguma chance de brigar pela vitória, mas confesso ser difícil manter um bom ritmo com esse carro que não rende bem. A Brawn reza para que venha um clima mais quente em outro circuito. Uma corrida sofrida, mas louvável de Piquet e Sutil, conseguindo chegar nos últimos lugares pontuáveis (não sei se mais torço ou analiso nesse caso). E um particular duelo entre Ferraris e Maclarens no segundo pelotão.
Pista chuvosa: Passeio das RBRs, corrida maluca, acidentes e uma corrida sensacional dos pilotos da Brawn para tentarem se manter entre os 3 e 4 lugares. E um duelo sensacional entre Ferrari e Maclaren, até um deles rodas, bater, ir para a brita.
E por fim, aposto que alguém vai ser punido por errar aquele ponto de freada na curva que é bifurcada (na chicane)
Por Ridson de Araújo

6 comentários:

  1. Lembre-se que o "barco furado" da STR, foi pilotado no ultimo ano por SV e com vitória, ou seja, quem pode aproveita as oportunidades...

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  2. Certamente, Juliano. Mas é bom lembrar que o carro da Toro Rosso ano passado era bem melhor, com condições de brigar por postos intermediários. Além disso, mesmo o Vettel sendo um ótimo piloto, aquela condição de vitória do Vettel se deu muito pela chuva e pela classificação sortuda que teve na pista, tendo conseguido um tempo bom e vendo a todos sofrerem no treino.
    O carro desse ano é no máximo razoável em certas condições de pista, e só pontuaram esse ano por condições adversas de corrida, como a lambança do próprio Vettel e Kubica na Austrália e o dilúvio da China, se não me engano.

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  3. Outro destaque (surpresa) foi Kova, quase 10 quilos mais pesado do que Lewis e apenas 1 posição de diferença. Tudo mundo mete o pau nele mas ele vem largando bem ultimamente (considerando o potencial da Mclaren atualmente), basta ele ter cabeça na hora da corrida.

    Larissa

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  4. Ridson, compartilho com seu ponto de vista e na verdade torço para para que Webber vença sua primeira corrida na F-1. Quanto ao Bourdais, eu tenho a impressão de que há má vontade da Toro Rosso com o francês. Mas, a vida na Toro não deve está fácil!

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  5. A Toro Rosso não se entende com Bourdais, e vice-versa.O carro esse ano está ruim, e Bourdais claramente não se acostuma aos pneus e diferenças aerodinâmicas em relação aos carros estilo Champ Car e Indy. Bourdais pelo visto não se acostumou, dá chiliques por conta disso. Não nego que tenha talento, mas se fôssemos escolher entre excluir Piquet ou Bourdais pelo rendimento ao longo do ano, sem pachequismo, excluiria Bourdais. Piquet sofre mais visivelmente uma desvalorização, por parte de Briatore, do wue Bourdais , em relação ao Franz Tost.
    Mas a imprensa veicula mortes de carreiras tão frequentemente que, só vendo a morte, é que temos confirmação.

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  6. E em relação ao Kovalainen. Se ele tiver chegado ao Q3, ou teve sorte na loteria da classificação, ou ele depois recebeu as alterações aerodinâmicas da equipe. Mas, de fato, no Q3, andou bem. Bem apontado pela Larissa.

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