Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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domingo, 26 de julho de 2009

Punição e não-punição

Punido
Merecidamente, a Renaut foi punida, com a suspenção de uma corrida, o próximo GP em Valência, na Espanha, que atende pelo nome de GP da Europa.
A roda se soltou após uma péssima troca de pneus, ao não apertar corretamente a roda, causando a saída da calota, e consequentemente da própria roda em instantes. E isso em corrida, com Alonso se arrastando para os boxes, tentar trocar e fazer um milagre, voltar com uma volta de atraso e por fim, ser recolhido e ter sua corrida que muito prometia, estragada pelo erro da equipe.
A punição se deve muito pela imprudência, em momentos de crise na segurança das categorias máximas do automobilismo, com os acidentes da F-Indy, a morte de Henry Surtees no domingo passado, dia 19, e do grave acidente de Felipe Massa ontem. Aliás, a morte de Surtees aconteceu porque justamente uma roda que saiu do carro de Clarke e atingiu a cabeça do britânico de 18 anos apenas.
Além disso, a equipe Renault deveria ter impedido Alonso de sair dos pits. já que era evidente que a roda havia sido mal-colocada.
Não acho que a punição deveria ser somente para Alonso, pois o piloto, mesmo tendo sido imprudente ao sair, tentou fazer o máximo possível para se manter na corrida, o que acredito ser muito justo, ainda mais pelas chances que tinha.
O curioso, se é que há curiosidade nisso, é que daqui a 4 semanas só teremos 1 piloto brasileiro na pista, que é Rubens Barrichello. Não se sabia antes se Piquet correria em Valência...e ainda não é certo, já que a Renault, dia 23 de agosto, recorre da decisão. O outro seria justamente Felipe Massa, mas este infelizmente não estará pronto para correr à tempo, já que nem se sabe se vai correr ainda nesta temporada (torcemos, entretanto, que o piloto se recupere logo e corra assim que estiver em condições seguras).
Correr com apenas um piloto brasileiro é algo que a F1 há muito tempo, desde os anos 70, não acontecia.
Não-Punido
Kimi Raikkonen não foi punido pelos diversos choques que causou na largada, alguns até grosseiros. Nesta temporada, por sinal, Raikkonen foi diversas vezes protagonista de choques em 1ª volta, fato que já recebeu piadas mundo afora, fazendo sarro com sua fama de beberrão.
Merecia? Cremos que sim, já que acidentes similares causaram punições. A FIA não tem critérios claros e objetivos para essas punições, e certamente o peso político da Ferrari e um medo certo de haver confusões com a scuderia neste momento de impasse e possível acordo entre a FIA, a FOTA capitaneada pela Ferrari e a FOM agiram nesta não-punição. Eu pessoamente acho que toques são parte da corrida, e até mostra de arrojo e combatividade dos pilotos, mas não feitos de forma desleal ou grosseira, como a que foi feita pelo vencedor da Alemanha, Webber.
Não acho que Kimi tenha sido desleal, mas sem dúvida foi muito imprudente e irresponsável, podendo ter acabado com sua corrida e causando o abandono de Vettel.
Um exemplo de corrida saudável foi feita por Villeneuve e Arnoux, que lado a lado se tocaram e protagonizaram a mais emocionante disputa de posições do século XX, mas com toda a esportividade necessária e sem deslealdade.
Amanhã ou terça posto algo sobre "bolhas de proteção estilo aviões-caça" para os carros de F1. Acredito ser algo instigante para debater... e aí, o que acharam da punição à Renault e a não-punição ao Kimi? Comentem!

10 comentários:

  1. Quanto à punição da Renault... acho demasiado dura. Não acho que isso valesse suspensão de corrida, pois num passado recente, houva eventos piores, como o caso da mangueira do Massa em Singapura, e não houve punição.

    Vocês disse isto; "A FIA não tem critérios claros e objetivos para essas punições". Acho que isto é um caso claro de "casa arrombada, trancas na porta", ou seja, foi uma reacção de pânico. Acho um exagero absurdo que o Tribunal de Apelo, se tivesse juízo, deveria reverter.


    Caso não aconteça, está aberto um perigoso precente, do qual todos os incidentes futuros serão medidos. Se tivermos um novo "momento Albers" (a mangueira no carro), então a equipa teria de ser punida por esse gesto, intencional ou não. E se for na penultima prova do ano, com uma equipa que luta pelo título? Já viu as consequências que isso pode causar?

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  2. Bom, quanto ao caso da Ferrari ano passado, não causou exatamente risco para ninguém, pelo menos não dentro do circuito, se restringindo aos boxes.
    Foi uma gafe que atrapalhou a Ferrari, mas somente a ela. No caso da Renault, era risco demais, e pelo menos a equipe deveria perder os pontos conquistados na corrida seguinte, sendo os pontos dos pilotos computados (como aconteceu com a Maclaren em 2007, é claro, salvas as devidas proporções).
    Vale lembrar que, realmente, a Renault foi o bode expiatório para uma FIA que foi compelida a agir assim face aos acontecimentos recentes,com uma clara atitude de "nós estamos agindo, não ficaremos parados". Concordo que tenha sido exagerada a punição, mas que ela deveria acontecer de alguma forma, deveria. E só uma multa não seria suficiente. Da mesma forma, acho que a Brawn deveria ser punida de forma semelhante, mas aí entra o que vc coloca. A Brawn REALMENTE está competindo pelo título, diferente da Renault.

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  3. Creio que a não punição de Kimifoi justa, afinal os toques acontecem e se for punir sempre, uma hora alguém vai perceber que o risco de ser punido não compensa uma possivel tentativa de ultrapassagem.

    Já a Renault...É o conjunto da obra. em 2006 fizeram a mesma coisa com o mesmo
    Alonso e na mesma Hungria.
    Parabéns.

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  4. a punição da renault foi um pouco forte,mas até lá abrandam ela...a do kimi, sei não, acho que foi a tradicional favorecida da FIA pra Ferrari...

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  5. Pois é, Ron. Eu acho que, em geral, não se deve punir por toques, pois são parte da disputa e enfim, a graça do esporte. Mas, no caso de Kimi, foram diversos toques, até gratuitos, que mereciam pelo menos um drive through, e que realmente prejudicaram outros pilotos.
    Não é a corrida maluca, é a F1. Os toques tem que ter arrojo, classe, e esportividade. Kimi não foi esportivo.

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  6. Villeneuve e Arnoux teriam sido punidos com quantas suspensões atualmente. Eu calculo umas cinco corridas para cada um.

    A punição à Renault é muito justa, sim... para o século XVIII. A FIA não sabe o que é presunção de inocência e não tem jurisprudência para punir a soltura de um pneu. Isso já aconteceu com Mansell pelo menos três vezes, sem nunca ter sido punido com suspensão (ele foi desclassificado duas vezes, mas apenas porque a equipe realizou reparos fora da área demarcada).

    As punições do Race Control são a morte do esporte. Alonso já havia pago pelo erro da equipe, abandonando. Automobilismo é injusto, é cruel, e não é um investimento seguro - mas disso a FIA não sabe.

    Tendo em vista os acidentes recentes... não vejo como a punição de uma equipe pode trazer mais segurança para a categoria. Só vai deixar os mecânicos de todas as equipes mais apreensivos, tornando-os mais propensos a cometer erros. A soltura de roda em decorrência do pit stop (o que não foi o caso da morte de Surtees, que fique claro) é um evento raro, mas não inexistente, e não me lembro que tenha cusado qualquer acidente grave, já que o carro costuma estar em baixa velocidade.

    Pra mim, essa punição é uma forma de a FIA livrar a cara, ocupar espaço nos jornais (para que não falem tanto do acidente de Massa). E a Renault tem piloto espanhol e um carro com as cores da Espanha. É uma punição cosmética, feita para a Renault apelar e ganhar.

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  7. Acho que pegaram pesado com a Renault. O temor com relação ao pneus numa época como essa é compreensível, mas não se deve partir para uma medida tão abusiva como privar um time de disputar um GP inteiro.

    Quanto ao Kimi, não deveria ser punido, mesmo não. A TV mostrou a camera on board do Vettel, mas se mostrasse a on board do Kimi vocês veriam que foi incidente normal. O finalndês ficou entre as duas Red Bull, ele quase foi tocado pelo Webber, e acabou tocando no Vettel ao desviar. Eu iria indicar o vídeo que joguei no Twitter para provar, mas a FOM já tratou de tirar do ar...

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  8. Acho que vou discordar de vc, em partes. Como cv comentou lá no meu blog, e eu até concordo,o Race Control tem sido a lástima do esporte a motor. Punições injustas, punições incoerentes, que dificilmente trazem à tona suas (más) escolhas.

    Como explorei lá no Historias e Velocidade, Kimi e a Renault, ambos mereceriam ser punidos, e partindo de um mesmo princípio: Kimi dirigiu feito um louco, no conjunto da obra, nesse gp e na temporada. Kimi tem agressividade, e é bom, e acho triste ter que ver disputas moxas e insípidas como as dessa época, mas isso não dá o direito de sair de modo truculento tirando todos da frente como se fosse um trator, pondo em risco a todos. O que diminui sua responsabilidade, sem dúvida, é o fato de estar entre dois carros que disputam o título e que também não "aliviaram". Mas eu tenho a corrida toda gravada e mesmo revendo, não vi toque nem de Vettel, nem de Webber nele. E sim, o contrário, feito um trator. Aliás, não sei como a Ferrari dele saiu ilesa, foi inacreditável.
    Não sei se uma punição no final, com 25 segundos, seria justa, mas pelo menos um drive through já seria de bom tamanho.

    No caso da Renault, Alonso não teve culpa alguma, não foi ele que trocou os pneus, e tinha todo o direito de tentar levar seu carro aos boxes de volta, para tentar levar enfim o carro até o fim.
    A Renault levou uma punição justa? Ela merecia ser punida...mas não os pilotos da equipe dela. Acho que uma punição em termos de pontuação, para a proxima corrida, seria válida, sendo computados os pontos aos pilotos (que não tiveram culpa, muito menos Piquet).
    E não pela esportividade da coisa, mas por uma negligência técnica, como a Brawn, que concordo com vc, merecia a mesma coisa. Uma punição em termos de campeonato (não importa se ela disputa o título, agora vamos absolver qualquer equipe que esteja disputando o título, p/ poder fazer qualqer coisa), mas não aos pilotos. A ele se pune se for algo de esportividade.

    Não apenas por estarmos em uma época conturbada, com morte de Surtees e o acidente de Massa, mas se fosse em qualquer época, uma roda como aquela batendo a 100 ou a 200 Km/h mata, faz um estrago absurdo. Ninguém pensou em um fiscal de prova que pudesse estar ali, como já esteve em outras oportunidade e...morreu. Ninguém tá nem aí p/ esse fiscal?

    usei meu critério: esporte a motor É perigoso, quem entra sabe do risco, mas não se dá direito de fazer qualquer merda, senão vou defender o carrinho no futebol pq faz parte da esportividade.

    Postei aqui, e vou posta rlá de volta.
    No mais, excelente blog, continue assim. Se discordamos, faz parte do debate, e em geral temos muito em acordo.

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  9. Ridson,
    Acho que mesmo a nossa discussão (perfeitamente saudável, claro) mostra o uão subjetivas são as decisões do Race Control.

    Reafirmo que a roda de Alonso oferecia muito pouco perigo. Os dois últimos acidentes envolvendo morte de ficais, na Itália em 2000 e na Austrália em 2001, foram causados por rodas voando. Estas se soltaram devido a colisões, não a um trabalho ineficiente de pit stop. Nestes últimos casos, como de Alonso, não me lembro de uma fatalidade sequer: os acidentes de Mansell, Jonathan Palmer no GP de Detroit de 87... Nenhum causou vítimas.

    Por isso mesmo que a intenção da FIA era muito mais se isentar do que fazer justiça. E é até mesmo provável que a Renault ganhe a apelação, o que deixaria tudo do jeito que está.

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  10. Achei totalmente injusta a não punição do Kimi, se fosse o Hamilton que tivesse feito algo semelhante não tenham dúvidas que seria punido e durante a corrida ainda. Quanto a punição da Renault eu tb não concordo, volto a fazer uma compararação que julgo procedente, se fosse a Ferrari que perdesse o pneu não seria punida de forma alguma, e se fosse no máximo seria largar dos boxes ou perder 10 posições no grid.
    A FIA que na verdade deveria ser chamada de "FERRARI INTERNATIONAL ASSINTANCE" tem no amplo sentido da palavras 2 pesos e 2 medidas no que tange o regulamento. Sendo 1 para todas as equipes e 1 só para beneficiar a FERRARI.
    Isso na minha opinião é vergonhoso ao esporte.

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