Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

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domingo, 26 de julho de 2009

Uma vitória reveladora- Gp da Hungria



1- Lewis Hamilton ING McLaren Mercedes 1:38.23.876
2- Kimi Raikkonen FIN Ferrari +11.529
3- Mark Webber AUS Red Bull Renault +16.886
4- Nico Rosberg ALE Williams Toyota +26.967
5- Heikki Kovalainen FIN McLaren Mercedes +34.392
6- Timo Glock ALE Toyota +35.237
7- Jenson Button ING Brawn Mercedes +55.088
8 -Jarno Trulli ITA Toyota +1:08.172
9- Kazuki Nakajima JAP Williams Toyota +1:08.774
10-Rubens Barrichello BRA Brawn Mercedes +1:09.256
11-Nick Heidfeld ALE BMW Sauber +1:10.612
12- Nelson Piquet BRA Renault +1:11.512
13- Robert Kubica POL BMW Sauber +1:14.046
14- Giancarlo Fisichella ITA Force India Mercedes +1 volta
15- Jaime Alguersuari ESP Toro Rosso Ferrari +1 volta
16- Sébastien Buemi SUI Toro Rosso Ferrari +1 volta



Não completaram Volta/motivo
Sebastian Vettel ALE Red Bull Renault 30/abandono
Fernando Alonso ESP Renault 16/abandono
Adrian Sutil ALE Force India Mercedes 1/abandono


Tempo
Sol entre nuvens ar: 24-26ºC pista: 37-45ºC

Melhor volta

Mark Webber AUS Red Bull Renault 1:21.931 (65ª)



Os campeões em voga

A prova de hoje em Hungaroring foi bastante movimentada, mais do quê o esperado, teve muitas disputas e algumas ultrapassagens. Até agora o circuito que mais favoreceu os carros com KERS. Também chamou a atenção pelo excelente desempenho dos últimos campeões mundiais; Alonso pela pole; Kimi pela constância e Hamilton pela vitória. A McLaren mostrou grande evolução desde os treinos livres e entra definitivamente como mais uma equipe que lutará por vitórias constantemente.


(Por Jobson Mendes)


A gafe

Em uma corrida marcada pela ausência de Felipe Massa, e principalmente pelo mau rendimento da Brawn, do razoável (mas não arrebatador, como pensava) rendimento da Red Bull (de Webber, evidentemente, já que Vettel foi tocado e saiu da corrida) e pelo bom rendimento da MacLaren, a segurança (ou a falta dela) teve seu capítulo à parte, com a vacilada "felomenal", como diria o personagem de "Senhora do Destino".

Com toda a polêmica da morte de Surtees e do acidente com Massa, a equipe faz o favor de prender de modo equivocado a roda dianteira direita, causando um quase acidente, com o desprendimento da calota (que causa um grande estrago) e por fim, da roda. E ainda terminou precariamente o que seria a melhor corrida do espanhol no ano. Gafe!


(Por Ridson de Araújo)


Revelador

Mas a vitória da Maclaren revela muito da estrutura de poder dentro da F1, se comparada à queda de rendimento da Brawn. Ambas empurradas pelo excelente motor Mercedes, a equipe que hoje voltou ao topo do pódio com Lewis Hamilton, que pilotou como é: um campeão. Paradoxalmente, o rendimento da Brawn foi o pior possível, ainda pior que na Inglaterra ou na Alemanha.

Enquanto um limitado Kovalainen e Hamiton vinham com bom rendimento, a Brawn patinava nos pneus traseiros, principalmente Button. Barrichello fez um corrida até sólida, mas largar atrás, ter sido tocado logo na curva 2 e estar muito pesado atrapalhou até mesmo uma estratégia que, embora fosse boa, se revelou insuficiente em um circuito fechado. Teve até um rendimento superior ao de Williams e Toyota no fim, mas insuficiente para qualquer coisa. nas fechadas curvas do circuito de Hungaroring.

É reveladora no sentido de mostrar que os quase ilimitados recursos de Maclaren e da Mercedes por trás de tudo fazem toda a diferença, ao recuperar terreno durante um dos anos mais difíceis da MacLaren de todos os tempos, e o pior possível nos tempos de Mercedes. Tanto que a vitória foi realmente uma surpresa, que não diria facilitada pelo abandono de Alonso, que em minha visão não fez diferença, mas pelo bom rendimento em retas por conta do kers, que fez toda a diferença possível na largada, e pelo razoável rendimento em curvas de baixa (que era o grande problema do Mp4-24).

Enquanto isso, na Brawn, o alerta é vermelho, e parece-me arriscado continuar sem grandes financiadores. Um grande acordo deve ser feito logo para tentar recuperar terreno, pois foi muita sorte a Red Bull de Vettel ter abandonado, senão as duas diferenças no campeonato estariam no limite.


(Por Ridson de Araújo)

O perigo para a Brawn é mesmo Webber
Tirando o real e sempre perigoso crescimento das tradicionais equipes, como a Maclaren e a Ferrari, a Red Bull chegou de vez, e Webber com sua constância ( o mais constante na temporada) é mais perigoso do que Vettel sim, não apenas pela experiência, mas pela fase. Mesmo quando tudo parece dar errado para o australiano, com pirulito na cabeça e problema no abastecimento, ele consegue chegar no pódio, na frente de Rosberg, e se Kimi for punido com 25 segundos, o finlandês cai para 6º, na frente de Button.


(Por Ridson de Araújo)

Dois pilotos bons, mas limitados

Obviamente, falamos de Alonso e Rosberg. Rosberg fez uma corrida sólida, consistente, com boas ultrapassagens no início, mas limitado pela Williams, que aparentemente alterna boas e más corridas, mas que voltou a ser uma equipe intermediária.

E Alonso, destaque na limitadíssima Renault, que sofre com todos esses problemas de carro (e da equipe). Ao menos teve a tranquilidade de dizer que é "coisa de automobilismo!" Nessas eu não diria nada, simplesmente faria uma cara de muito p..... na equipe e daria o simples recado: Vcs sabem que erraram, né?


(Por Ridson de Araújo)

Alguersuari é insosso, mas não é tolo

Sem parar, sem vacilar, contando com um triste erro do ainda muito inexperiente Buemi, ficou em penúltimo lugar dos que chegaram; obviamente não se esperava grande coisa do espanhol, mas ao menos não fez o feio que cometeu na classificação. Su madre apareció mucho contente!


(Por Ridson de Araújo)

Fim?

Ao que parece, a carreira de Piquetzinho está por um fio, e Grosjean (imerecidamente) tomará seu lugar. Fez uma ótima largada, e a equipe ainda lhe fez o favor de comprometer seu pit stop, ficando atrás de Heidfeld e anulando qualquer chance de pontuar. Lutou contra um carro escorregadio e só conseguiu o 12 lugar.

Grosjean é razoável, mas muito inconstante. Na GP2, já revelou ser muito arrogante e tolo, cometendo erros grotescos. Briatore ainda vai se dar muito mal.


Nossa Torcida e Nosso repúdio

Fica aqui a nossa torcida do Histórias e Velocidade pela plena recuperação de Felipe Massa e que ele possa voltar o mais rápido possível, vamos continuar orando pela sua saúde. Acredito que esse incidente abra uma discussão sobre a segurança na cabeça dos pilotos nos carros Fórmula, talvez alguma proteção para os deva ser estudada e analisada. Já basta o que ocorreu com Henry Surtees.

Nota: Fica também nosso repudio por algumas declarações e comentários de mau-gosto com relação ao piloto Rubens Barrichello. Tem gente culpando Rubens pelo acidente com Felipe e o acusando de algo proposital contra o piloto da Ferrari o que é um absurdo. Brincadeira tem hora, são uns babacas quem acredita nisso!

(Por Jobson Mendes)

Sobe e Desce

O rendimento da Force India foi muito ruim, e sem dúvida foi o pior resultado do ano. Tudo deu errado e a equipe perde oportunidades preciosas de pontuar. Sutil demonstra talento, mas muita inconstância e Fisichella é...insignificante, vez ou outra surpreendendo, mas no fim sempre errando. A Toyota, por sua vez, fez uma ótima corrida de estratégia, e pontuou bem com Glock e arrancou um pontinho com Sutil. Nakajima nunca esteve tão perto de marcar pontos, mas... não rende tão bem quando o carro está bom. Quando o carro está ruim, anda bem, mas não consegue nada. Lembra alguém?


(Por Ridson de Araújo)


Notas

Crindo aqui uma nova atividade no blog, as notas. Não avaliarei apenas pela posição final, mas por tudo que o piloto fez enquanto esteve na pista. As primeiras notas são de Ridson de Araújo e as segundas de Jobson Mendes.

1- Lewis Hamilton 9.5 / 10

2- Kimi Raikkonen 6.5/ 8

3- Mark Webber 8.5/ 8

4- Nico Rosberg 8.5/ 9

5- Heikki Kovalainen 7.0/ 7

6- Timo Glock 9.0/ 8

7- Jenson Button 7.0/6

8 -Jarno Trulli 8.0/7

9- Kazuki Nakajima 6.5/5

10-Rubens Barrichello 7.5/6

11-Nick Heidfeld 6.5/5

12- Nelson Piquet 7.0/5

13- Robert Kubica 6.5/4

14- Giancarlo Fisichella 6.0/5

15- Jaime Alguersuari 6.5/6

16- Sébastien Buemi 6.0/3

Sebastian Vettel 6.5/5

Fernando Alonso 7.5/7

Adrian Sutil 6.0/2


comentem!

6 comentários:

  1. Ou as notas do Jobson foram muito severas, ou as minhas foram muito diplomáticas.

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  2. Essas notas são anedóticas.. 6.5 para o Kimi?? Querem mesmo mandar o rapaz embora.. têm medo do que ele faça com o massinha?? Um 2º lugar faz mesmo muito comichão.

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  3. Não, João.
    o 6.5 foi pela maneira truculenta que ele tocou os adversários. Em geral eu daria um 9 só por ter levado a Ferrari lá...o 6.5 ainda foi em respeito ao 6º lugar que ele deveria ter tido.

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  4. 6º lugar??? daqui a pouco ficava mm era fora dos pontos...
    a seguir ao hamilton ninguem fez melhor corrida que a dele...no arranque tres carros a saida de uma curva, costuma dar coisas bem mais graves do que ali aconteceu...ou acredita mm que o vettel desistiu devido ao toque? na corrida passada na largada foi ele o prejudicado quando o hamilton se atirou pro meio da pista c pneu furado e n vi o kimi lamentar se por isso...daqui a pouco mais vale nas largadas ser em comboinho..assim ninguem toca nos outros

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  5. Campeão desencanta. Melhor de 2008, Hamilton enfim vence uma corrida na temporada.
    9 meses passou Lewis Hamilton sem vencer um GP na Fórmula 1.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

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