Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

sábado, 25 de julho de 2009

Como esperado Fernando Alonso o mais leve do grid. GP da Hungria.


As posições de largada na frente dos nomes já excluindo a Ferrari de Nº 3. Como as substituições só podem ser feitas até a classificação não haverá outro piloto no lugar de Felipe Massa.


1º) Fernando Alonso (SPA/Renault), 637,5 kg
4º) Lewis Hamilton (ENG/McLaren), 650,5
7º) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 651,5
3º) Mark Webber (AUS/Red Bull), 652,0
5º) Nico Rosberg (GER/Williams), 654,0
2º) Sebastian Vettel (GER/Red Bull), 655,0
6º) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 655,5
9º) Kazuki Nakajima (JPN/Williams), 658,0
15º) Nick Heidfeld (GER/BMW), 658,0
8º) Jenson Button (ENG/Brawn), 664,5
18º) Robert Kubica (POL/BMW), 666,0
14º) Nelson Piquet (BRA/Renault), 667,7
11º) Jarno Trulli (ITA/Toyota), 671,3
10º) Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), 671,5
19º) Jaime Alguersuari (SPA/Toro Rosso), 675,5
13º) Timo Glock (GER/Toyota), 679,2
16º) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 680,5
17º) Adrian Sutil (GER/Force India), 683,5
12º) Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 689,0

Aguardem os comentários do Ridson!



-------------------------------------------------------------------------------


Bom, vamos aos meus comentários nem tão infames assim!



Comentarei primeiro sobre a classificação, depois destino um pouco do texto para o acidente com Felipe Massa, que sem dúvida me deixou bem apreensivo, independente do fato de ser um brasileiro, mas por ser um piloto competente, aguerrido, e que faz uma boa temporada apesar do rendimento irregular da Ferrari.



-Pole superleve de Alonso, com uma certa melhora comprovada do rendimento da Renault. Não dá para comparar com Piquet, pois com o acidente de Massa, pilotos como ele, que tinham condições de chegar mais próximo do Q3, como Glock, Trulli e principalmente Rubens Barrichello, tiveram suas voltas mais rápidas prejudicadas,se bem que no caso do brasileiro o azar foi de não ter tido condições de fazer uma volta mais rápida no tráfego e a outra em decorrência da tal mola que saiu voando e que causou sua parada forçada nos boxes.


- No Q1, Piquet e Alonso tiveram bons rendimentos, e no Q2 Kovalainen e Hamilton também, o que comprova que essas duas equipes tiveram seus uploads bem aproveitados. Uma pena para a diputa do Q3, que teria sido emocionante com mais equipes em condições de angariar bons resultados, como a Williams, que colocou seus dois pilotos no Q3 no sufoco, mas está sim na briga, principalmente com Rosberg, por um pódio que há tempos a equipe de Sir Frank não consegue. Alguém se lembra quando foi a última vez da Williams?



-A Red Bull sobra, e é favorita absoluta à vitória. Não diria que os 24º graus foram definitivos para o mau rendimento das Brawn, que largam superpesadas e perigam estar em maus lençóis se ficarem presos em tráfegos com pilotos mais leves. A Brawn perdeu terreno para os energéticos, mas creio que está em níveis semelhantes aos da MacLaren agora. E com Ferrari, Williams e Renaut chegando, é de se esperar mais disputas nos próximos GPs.



- Boa melhora da Toro Rosso, e péssimo rendimento da Force India. A Toyota pelo visto poderia até brigar pelo Q1, mas dificilmente conseguiria algo a mais.
-Sobre Alguersuari, acho muito cedo para fazer qualquer comparação, e sair da pista é algo até compreensível, já que ele pilota o carro pela 1ª vez neste Gp, sem testes nem nada. Acho ainda um grande "foguete" colocá-lo nestas circunstâncias. Resta simplesmente saber se ele tem personalidade para fazer um GP ao menos consistente e terminar a prova, para adquirir experiência. Por outro lado, será mesmo que Bourdais faria bom proveito do upload no carro?


A corrida não promete grandes emoções em termos de disputa, pois o próprio circuito não permite muitas ultrapassagens, e somando-se a isso a habitual falta de emoção na pista, não esperem muito de Brawn. Apenas que cheguem nos últimos lugares pontuáveis. No resto, um grande jogo de xadrez nos tempos de volta e nos boxes definirão, como sempre, a Hungria. Não choverá, pela previsão. Como nunca, a corrida ficou em segundo plano. Contudo, para não perder a esportividade, aposto em uma corrida de paciência da Brawn, quieta tentando ganhar posições, e a Red Bull apenas esperando a queda de rendimento das Maclarens, que mesmo com o Kers, não terão grandes condições de resistir ao grande domínio sem dúvida, da Red Bull.



E por fim, uma breve indagação sobre o acidente de Felipe Massa:


-Sem dúvida, um acidente assustador, e que questiona a segurança dos capacetes e das peças que compõem um carro de corrida. Acho cedo para tentar culpar a Brawn pela quebra da mola, e absolutamente ridícula qualquer insinuação de que Rubens Barrichello teria quebrado a suspensão de seu carro, acarretando a soltura da mola. Até...risível. Ele nem saiu da pista, e pode voltar seguro para os boxes, onde foi chamado por segurança. Mas, relembrando o acidente de Surtees no domingo passado, o quanto teremos que evoluir em termos de tecnologia de pista, para deixar as peças sempre em excelente estado de fixação e funcionamento.


A roda que saiu fácil demais, o capacete que deveria proteger mais, ou mesmo a velha máxima conformista (e ao mesmo tempo tão sensata e sábia), de que Esportes a motor são muito perigosos... o que ainda se pode fazer para melhorar a qualidade das corridas? Tornar os monopostos fechados? E isso seria seguro?



- A sorte: o corte que Massa sofreu foi muito próximo do olho. Muita sorte mesmo, já que a visão é extremamente fundamental em um piloto de qualquer carro. Por muito pouco ele não se tornou um Helmut Marko (que perdeu a visão em um olho, devido este ter sido atingido por uma pedra levantada pelo carro de Emerson Fitipaldi). E mais ainda, estar vivo em um tipo de acidente que poderia realmente ter sido fatal. Afinal, falamos de uma peça de metal em alta velocidade.




Sem dúvida, para a família, o que interessa é que o piloto está vivo. Desejamos aqui, no Histórias e Velocidade, as melhores energias para o piloto e que se recupere logo e possa voltar a fazer o que sabe muito bem: dar emoção aos nossos domingos.
Por Ridson de Araújo

Um comentário:

  1. Finalmente consegui aqui separar direitinho os parágrafos no blog. Espero que tenha finalmente dominado a fera.

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos