Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

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Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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quinta-feira, 16 de julho de 2009

A primeira cabeça cai. Quem mais o acompanhará?

Muitos foram os apontados como possíveis demitidos ao longo da temporada 2009. O mais na berlinda sempre foi Sébastian Bourdais, na sofrível STR desse ano. Outros eram quase tão prováveis quanto o francês, como Nelsinho Piquet e Kazuki Nakajima. Outros improváveis, dependendo da situação, eram apontados, como Rubens Barrichello e Heikki Kovalainen.
Excetuando Nakajima, que não sairá de forma alguma, enquanto a Toyota for a fornecedora de motores para a Williams, tendo, nenhum desses tinha garantias de permanecer nas suas equipes ou até mesmo na F1, salvo seus contratos.
E, tirando Barrichello, que faz uma temporada irregular, mas com bons momentos, além de ser o topo da pirâmide no acerto dos carros da Brawn, principalmente quando se observa toda vida Jenson Button na carona dos acertos, das escolhas de pneu e de até estratégias momentâneas, quando são úteis, todos os outros não fizeram muita coisa por suas equipes.

Pois bem, foi anunciado o fim temporário (ainda não há como se dizer permanente, mas...) da carreira de 1 ano e meio de Bourdais da F1. Entre 2008 e 2009, o francês angariou 6 pontos, sempre atrás de seus companheiros de equipe, e sempre reclamando do carro, das condições, sempre aborrecido em 27 Gps, com melhores lugares obtidos dois 7ºs lugares, todos em 2008.
Foi extraordinário na Champ Car, com um Tetra Campeonato, mas nunca se deu bem com o tamanho dos pneus e a forma de dirigir na F1; sempre foi bem nos ovais. Essa é a verdade: o francês tem talento, mas para outras formas de dirigir.

Minha sincera opinião: foi até bom que saísse agora, e tivesse a oportunidade de sair o quanto antes do maior constrangimento em torno de seu nome, o que não ajudaria em nada se ficasse até o fim da temporada. Agora tem tempo de sobra para tentar outra categoria mais apropriada para seu estilo de pilotar, onde fosse melhor valorizado. A F1 rapidamente o esquecerá, o que cai até como uma luva.

A semana começou recheada de hipóteses e teorias da conspiração, com a inserção de novas equipes somada à especulação de novos pilotos que poderiam entrar e pilotos demitidos. Nenhuma foi tão polêmica quanto a de Piquet Jr. Anunciado sua saída por um patético Galvão Bueno (eu prometo um post sobre ele em muito breve), desmentiu em seu Twitter a demissão, mas o chefe nunca lhe dá garantias. As especulações de sua saída são ainda mais impactantes por duas razões:
- Raramente teve o mesmo carro com as mesmas condições que Alonso, não só neste, mas no ano passado também.
- O nome é um peso, tanto para ficar, quanto para ir embora. O pai sempre que pode intervem, o rendimento ano passado era explicado por N fatores, desde extra-pressão por ser filho de um tri-campeão e um dos melhores da F1 de todos os tempos.

Piquet nunca teve uma boa classificação, e curiosamente era sua marca nas categorias de base: muitas poles. Passou a ter um bom rendimento nas corridas, com pilotagens até arrojadas algumas vezes, e em outras vezes tímidas, que raramente o rendiam pontos (nenhum nesta temporada). 19 pontos na 1ª temporada e a promessa de ter mais participação em 2009, o que não ocorreu, participando menos nos treinos da pré-temporada e no acerto do carro.

Minha sincera opinião: não o acho ruim, mas nunca fez grandes coisas. Nunca teve carro para tanto, tem um companheiro de equipe que é excelente piloto, bicampeão mundial e com toda a desvantagem de depender desse bicampeão para se acertar na corrida e ter que esperar as peças quem sempre vão primeiro para o tal bicampeão.
Hungria chega entre os dias 24 e 26: hora de usar as novas peças prometidas, hora de tentar provar algo a mais, pois mesmo achando que ele se mantém até o fim do ano na Renault, tem que fazer o máximo para chamar a atenção para outra equipe para 2010, angariando experiência em lidar com o talvez pior chefe de equipe possível, o "louco" Briatore. Tarefa nada fácil.

E por fim, deixar claro que, nesse jogo de especulações para o ano que vem, sempre lembrando que estamos na "silly season", tempo literalmente tolo de especulações sem base, não adiantará afirmar, negar, ou descartar nada até 2ª ordem.
Alguém tem dúvidas que será Jaime Alguersuari o novo piloto da STR, a única equipe a se modificar totalmente em 2009? Esse ou é muito sortudo, ou muito azarado, pois para mim, a STR é um barco muito furado no momento.

2 comentários:

  1. É triste, como se a Toro Rosso tivesse o mesmo carro da Red Bull e o problema dela fossem os pilotos. Eu acho que o Bourdais deveria continuar até o final do ano, pois a partir de agora viriam os circuitos onde o francês foi muito bem em 2008. E com as atualizações no carro já na próxima corrida ele teria mais chance. Mas, infelizmente optaram por crucificá-lo.
    Lamentável que depois da saída do Berger a Toro se mostra uma equipe amadora e definitivamente suas ações lembram a sua antecessora Minardi.

    Ótimo post Ridson!

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  2. eu tb queria que Bourdais ficasse até o final do ano, é uma pena q ele saiu. Nelsinho pode ser o próximo da lista.

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