Os escritores que aceleram neste blog

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acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

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domingo, 12 de julho de 2009

GP da Alemanha 2009.

A chuva não apareceu neste domingo na hora da corrida em Nürburgring. Assim como aconteceu em Silverstone a Red Bull fez o quê quis, corrida amplamente dominada pela equipe austríaca e resultou em mais uma dobradinha. E na atual fase mostra que é o melhor carro do grid, desempenho fantástico durante todo final de semana.

Na largada, Rubens Barrichello partiu com mais energia e se colocou no lado preferencial da curva, mas a atitude de Mark Webber em jogar o carro para cima dele, quase colocou tudo a perder para ambos e para todos que vinham atrás. Lembrou-me uma corrida do Campeonato Mundial de Turismo da FIA, onde o piloto brasileiro Augusto Farfus fez um belo estrago na largada, um verdadeiro strike! Felizmente não houve nada mais sério e o incidente foi analisado pelos comissários. Tanto que Webber foi punido com um drive-through, merecidademente.

Quem largou muito bem foi Lewis Hamilton da McLaren com ajuda do KERS, foi tocado levemente ainda na reta pelo Webber o quê deve ter causado o furo do pneu, perdeu o ponto da freada andou pela área de escape, voltou no meio da confusão. Com o pneu traseiro direito furado arrastou-se até os boxes, perdeu uma volta e selou seu destino na corrida. Outros que ganharam posições na largada foram Felipe Massa e Heikki Kovalainen. No decorrer da prova muitas disputas entre Button e Kovalainen e logo atrás Massa e Vettel, mas como sempre poucas ultrapassagens.

Rubens liderava com Webber em segundo. Quando o piloto brasileiro da Brawn entrou para fazer sua primeira parada no mesmo instante a Red Bull chamou Webber sabidamente, mas para pagar sua punição. Mark voltou para pista como líder e tendo pista livre, andou forte até sua primeira parada. Já Barrichello retornou a pista atrás de Felipe Massa e ficou limitado pelo desempenho da Ferrari de número 3, perdeu muito tempo e sua estratégia de três paradas perdeu a eficácia.

O australiano depois de sua parada voltou à pista e conseguiu manter-se a frente de Jenson Button, o inglês que também partiu para uma estratégia de três paradas, pressionava o piloto da Red Bull, mas não obteve êxito. Adrian Sutil da Force Índia fazia uma bela corrida em casa estava em terceiro quando foi para sua parada. Ao retornar fez a trapalhada de tocar na Ferrari de Kimi Raikkonen quebrou o aerofólio dianteiro e perdeu a grande chance de levar a equipe indiana aos pontos. Kimi que posteriormente deixou a prova por problemas no motor.

Era chegada à hora da equipe Brawn fazer a segunda parada de seus pilotos. Jenson Button tudo ok. Com Rubens a equipe inglesa teve problemas com a mangueira de combustível e o fez perder ainda mais tempo. Enquanto isso Mark Webber já voltava a liderar e seguia abrindo vantagem. Nico Rosberg da Williams que vinha sendo discreto durante a corrida resolveu aparecer. Com uma tática de duas paradas e um rendimento constante o alemão foi alçando posições.

Os pilotos que optaram por duas paradas, se saíram melhor. A Red Bull já sacramentava mais uma dobradinha desta vez com Webber em primeiro e Vettel em segundo. Vettel por sua vez teve um desempenho burocrático e papel de coadjuvante.

Antes da terceira parada dos carros de Ross Brawn, Button que vinha atrás de Barrichello mostrava-se mais rápido. E houve uma inversão na ordem de entrada deles e o inglês conseguiu superar seu companheiro. Jenson voltou com os pneus mais macios Rubinho com os mais duros. Conseqüentemente o inglês perdeu rendimento e obrigou Rubens a diminuir o ritmo também. Isso facilitou a aproximação do Fernando Alonso da Renault que vinha num ritmo impressionante e até marcou a melhor volta da prova.

No fim assistimos a primeira vitória de Mark Webber na F-1. Que para vencer superou a punição manteve a calma, aproveitou-se da excelência de seu equipamento. E deixou claro também está na luta pelo título. Vettel em segundo e Felipe Massa em terceiro celebraram o pódio. Nico Rosberg, Jenson Button, Rubens Barrichello, Fernando Alonso e Heikki Kovalainen fecharam respectivamente os oito que pontuaram.


Resultado final, da 9º Etapa:

1º) Mark Webber (AUS/Red Bull), 1h36min43s310
2º) Sebastian Vettel (GER/Red Bull), a 9s252
3º) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 15s906
4º) Nico Rosberg (GER/Williams), a 21s099
5º) Jenson Button (ENG/Brawn), a 23s609
6º) Rubens Barrichello (BRA/Brawn), a 24s468
7º) Fernando Alonso (SPA/Renault), a 24s888
8º) Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 58s692
9º) Timo Glock (GER/Toyota), a 1min01s457
10º) Nick Heidfeld (GER/BMW), a 1min01s925
11º) Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1min02s327
12º) Kazuki Nakajima (JPN/Williams), a 1min02s876
13º) Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1min08s328
14º) Robert Kubica (POL/BMW), a 1min09s555
15º) Adrian Sutil (GER/Force India), a 1min11s941
16º) Sebastien Buemi (SWI/Toro Rosso), a 1min30s225
17º) Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1min30s970
18º) Lewis Hamilton (ENG/McLaren), a 1 volta

Abandonaram:

19º) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 35 voltas completadas
20º) Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 19 completadas

Um comentário:

  1. Na corrida deste domingo, Rubinho assumiu a ponta após a largada, mas perdeu a chance de vencer devido a uma série de problemas, naufragou devido a uma estratégia de três pit stops, uma falha na mangueira de reabastecimento na segunda parada e o desgaste excessivo dos pneus traseiros de seu Brawn.
    Max Webber conquistou com autoridade no Grande Prêmio da Alemanha sua primeira vitória na Fórmula 1.
    Felipe Massa comemorou seu primeiro pódio na temporada e creditou parte do resultado à eficiência do Kers.
    Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

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