Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

quinta-feira, 30 de julho de 2009

A estranha volta de Michael Schumacher.

A Fórmula-1 nessa sua fase difícil com a crise econômica mundial, briga entre FIA vs. FOTA, acidente do Felipe Massa pôs a categoria em evidência, mas de uma maneira bem negativa aos olhos do mundo comparável ao que nós brasileiros testemunhamos as desastradas ações no Senado atualmente. Divisão, poder, dinheiro e egos a categoria passa por uma situação obscura, depois da Honda no ano passado agora foi à vez da BMW dar adeus ao circo da F-1 e de uma maneira bem contraditória. Depois de todo o rebuliço contra o teto orçamentário a montadora simplesmente abandona a FOTA sem mais nem menos. Max Mosley declara triunfante que tinha razão!

Diante desse quadro a FOTA liderada por Luca di Montezemolo, da Ferrari teve que articular uma bela jogada de marketing para dar moral à categoria e a sua luta no comando da associação das equipes, ou seja, fazer valer a existência da FOTA. Trazer Michael Schumacher de volta da aposentadoria foi muito benéfico para tirar atenção do anuncio da saída da BMW.

Também não descarto que nessa jogada tenha o dedo de Bernie Ecclestone já que a Renault equipe de Fernando Alonso foi punida pela FIA e até o momento não participará do GP da Europa que será realizado em Valencia na Espanha e os organizadores estavam com receio, pois o público não se interessaria pelo evento sem a presença do espanhol bicampeão.

Há algumas questões que não foram respondidas, por que a Ferrari se apressou em anunciar Michael Schumacher se não tem certeza se Felipe Massa estará apto para competir em Valência? E se ele estiver liberado pelos médicos o Schumacher vai correr assim mesmo?

Outra coisa que chama a atenção foi à providencial resposta positiva de Schumacher em retornar. Deixa dúvidas se realmente o alemão queria se aposentar no fim de 2006 por vontade própria. Ou foi pressão da família, principalmente de sua esposa, talvez da própria Ferrari, quem sabe de seu empresário ou se Schumacher realmente quis parar para não atrapalhar a carreira do amigo Felipe Massa, pois, Kimi Raikkonen já estava contratado, como ele próprio declarou depois em uma entrevista. Piloto que se aposenta por vontade própria nem cogitaria a idéia de voltar a competir oficialmente, mas Michael nem pensou muito e aceitou prontamente.

Michael não tem nada a perder, nem a provar, mas que os olhos do mundo estarão nele em Valência não tenho dúvidas, pois, todos os outros serão coadjuvantes, nesse suposto retorno do heptacampeão mundial. A publicidade que isso causou, já valeu a pena, todos os ingressos para o GP da Europa serão disputados no tapa. Ninguém vai querer perder esse acontecimento histórico. Resta saber se Michael Schumacher realmente participará da corrida, já que Felipe Massa se recupera rapidamente e a próxima etapa será apenas no fim de agosto. E sabem o que Felipe Massa disse quando soube que Schumacher seria seu substituto. – “Isso se eu não correr, né”. Opinem!

3 comentários:

  1. Sobretudo, por ser um momento tenso para a Ferrari e para os fãs tifosi, é de alguém com o apelo mercadológico de Schumacher que a Ferrari necessita.
    E, é claro, que a F1 precisa.
    Independente de Schumacher ter apelo ou não para nós, brasileiros, ele tem um grande apelo mundial.

    ResponderExcluir
  2. Também achei estranha essa pressa em anunciar o Schumacher como substituto do Massa. Já que a recuperação vem sendo muito rápida.

    Muitos agora (eu tambem) devem estar torcendo pra Massa se recuperar mais lentamente e dar tempo pra o Schumacher correr pelo menos as próximas 2 corridas.

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos